“Todo Homem político que promove grandes reformas sociais, tem de expor as extorsões e os abusos dos privilégios que ataca” Joaquim Nabuco

8 de maio de 2020

Joaquim Nabuco foi um dos maiores e mais influentes liberais da nossa história. Nascido em Pernambuco, ele foi um homem versátil, tendo trabalhado como político, diplomata, historiador, jurista, orador e jornalista.


Em sua juventude, passou alguns anos em Londres. Essa experiência permitiu que ele testemunhasse uma cultura muito diferente da nossa, importando para cá ideias liberais e abolicionistas. Ao retornar ao Império do Brasil, Joaquim Nabuco identificou que a escravidão era a raiz dos nossos principais problemas.


Sendo filho, neto e sobrinho-neto de políticos, entendia que era função do parlamento lutar pelo fim da escravidão. Como deputado, Nabuco dedicou sua carreira à causa. Sua luta pela liberdade dos escravos perdurou por 20 anos, quando então pôde testemunhar a abolição da escravatura pouco antes da queda do Império do Brasil.


Por defender ideias contrárias ao senso comum da época, foi considerado por muitos um radical, e acabou vivendo momentos de sua vida no ostracismo. Nesse período que ficou afastado da política, escreveu livros e, junto com seu amigo Machado de Assis, fundou a Academia Brasileira de Letras.


O que Nabuco não imaginava era que, em sua velhice, voltaria ao cargo público para estreitar a relação entre Brasil e Estados Unidos. Nosso principal líder abolicionista seria também o primeiro diplomata brasileiro do século XX.


Exerceu cargo político no governo Campos Sales para mediar um impasse territorial com a Inglaterra onde hoje é Roraima. Mais tarde, fundou a embaixada brasileira em Washington no governo do presidente Rodrigues Alves.


O NOVO se inspira em pessoas como Joaquim Nabuco, que dedicou a vida à luta pela liberdade.

Receba nossas

novidades por

email!