ROMEU ZEMA RECEBE DOAÇÕES FEITAS À DEFESA CIVIL PARA ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NO ESTADO

28 de maio de 2020

O governador Romeu Zema (NOVO) recebeu nesta sexta-feira (15/5), no depósito da Defesa Civil estadual, em Belo Horizonte, a doação de R$ 8,4 milhões em produtos para ajudar no enfrentamento da pandemia do coronavírus em Minas Gerais. São cerca de 800 mil itens, como álcool 70%, produtos de higiene e insumos para populações vulneráveis, que serão distribuídos em 217 municípios nas próximas semanas.

Durante a visita ao depósito onde estão os itens arrecadados, Zema ressaltou a união do povo mineiro e disse que toda ajuda é bem-vinda neste momento.

“A nossa sociedade está mostrando, mais uma vez, o seu empenho no combate ao vírus e na redução dos impactos da pandemia. Quero deixar o meu agradecimento a todas as pessoas e empresas que estão se mobilizando para fazer essas doações. É um momento em que tantos perderam emprego e deixaram de ter sua renda, e esse material chegará em boa hora aos que mais precisam. Juntos, vamos conseguir passar por isso e nos tornar um povo ainda mais forte e unido”, afirmou.

Acompanhado pelo coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual da Defesa Civil, e do tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador adjunto da Defesa Civil, o governador de Minas Gerais também destacou o papel das instituições estaduais na arrecadação e distribuição dos produtos.

Controle digital

O controle do material doado é feito por meio de sistema digital que registra desde a entrada dos itens até as suas condições, observando, por exemplo, o prazo de validade.

“Ficamos muito atentos, principalmente em relação às cestas básicas, e não deixamos perder nada. O Governo de Minas tem feito um grande trabalho para otimizar o processo de doações, facilitando o recebimento de diversos equipamentos, insumos, serviços, materiais de ajuda humanitária e aportes financeiros que beneficiam diretamente a sociedade mineira. Todos as doações chegam até o depósito, são separadas e, após um trabalho de logística, são distribuídas para os municípios, hospitais, povos e comunidades tradicionais que precisam dessa ajuda. Os materiais são levados pelos caminhões da Defesa Civil e de empresas privadas que têm nos apoiado”, explicou o coronel Rodrigo Sousa Rodrigues.

A frente de trabalho recebe tanto materiais de prevenção ao contágio pelo coronavírus, quanto arrecadações financeiras para compra de insumos e equipamentos hospitalares. Acessando o Portal MG, o interessado em realizar a doação preenche um formulário com nome e e-mail para contato. Nesse momento, já é possível inserir informações como discriminação dos itens a serem doados, valor estimado e local de retirada (em caso de bens).

Caso esses dados não sejam informados no cadastro inicial, a área responsável pelas doações no Estado irá entrar em contato com o interessado e direcionar a doação dentro do Executivo estadual.

Para doação de recursos, será emitido um Documento de Arrecadação Estadual (DAE) pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) para pagamento.

A contribuição das instituições como a Defesa Civil, a Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e o Servas (Serviço Social Autônomo) contribuíram na distribuição desses itens. “É um trabalho sério e que realmente faz a diferença na vida dos mineiros”, disse o governador Zema.

 

Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG

Receba nossas

novidades por

email!