Romeu Zema no seminário em Nova Lima: barragens e o futuro da mineração

22 de abril de 2019

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), participou na última quarta-feira (17/4), em Nova Lima, do Seminário Técnico Internacional sobre Barragens de Rejeitos e o Futuro da Mineração em Minas Gerais.

 

 

Zema citou recursos, tecnologias e processos seguros dentro da mineração e que eles precisam ser utilizados como forma de repensar a atividade, que é responsável por 25% da indústria mineira.

 

“Estamos aqui, hoje, iniciando uma era pós-tragédias em Minas Gerais. Tivemos a tragédia de Mariana há três anos e, recentemente, a de Brumadinho e sabemos que há tecnologias e recursos disponíveis capazes de viabilizar esse setor, de forma que continue operando sem esse tipo de falha. A mineração precisa ser repensada e o grande objetivo desse seminário é esse. A mineração é extremamente relevante para o Brasil e mais ainda para Minas, 40% das exportações de minério do Brasil estão aqui, a mineração representa 25% da nossa indústria e 5% da nossa economia”, afirmou o governador durante a abertura do seminário.

 

Zema lembrou a rapidez com que foram tomadas a providências iniciais na mesma hora que ocorreu a tragédia de Brumadinho e agradeceu à Assembleia que em um mês aprovou nova legislação, tornando mais exigente a mineração.

 

Participaram do seminário secretários de estado e os ministros do Meio Ambiente Ricardo Salles e o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

 

 

Imagem: Gil Leonardi/Imprensa MG

Receba nossas

novidades por

email!