Projeto de Marcela Trópia contra evasão escolar é sancionado em Belo Horizonte

19 de março de 2023

Agora é lei! A proposta da vereadora do NOVO em Belo Horizonte, Marcela Trópia, que institui a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar, foi sancionada pelo prefeito do município.

A iniciativa, que foi batizada como “Projeto Escola Feliz” define princípios e diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas em Belo Horizonte, focados em desenvolver programas, ações e articulação entre órgãos públicos que possam estimular os estudantes a permanecerem na escola.

Entre as ações estipuladas estão a expansão do número de escolas integrais na capital. “Já é comprovado que o ensino em tempo integral contribui diretamente para a formação dos jovens, capacitando e tornando-os mais competitivos para o mercado de trabalho, por isso é fundamental expandir”, afirmou a vereadora.

Além disso, o programa também prevê uma modernização no modelo de ensino com o uso de novas metodologias, como nudge e Projeto de Vida, e o maior estímulo à participação ativa dos alunos no processo de ensino.

O projeto da vereadora surgiu a partir de um dos principais debates levantados na Comissão de Educação da Câmara Municipal de Belo Horizonte: o aumento da evasão escolar no pós-pandemia. Este é um grave problema que se espalhou por todo o país nos últimos três anos, com aulas paralisadas, falta de ambiente propício para o estudo e a inexistência de ações voltadas a garantir que os estudantes permaneçam estudando. O programa Escola Feliz vem justamente para evitar que problemas assim aconteçam, com diretrizes voltadas a combater o abandono e a evasão escolar.

Para o NOVO e nossos eleitos, educação deve ser tratada como prioridade.

Receba nossas

novidades por

email!