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Projeto de expansão do metrô em BH prevê financiamento com recursos provenientes de indenizações para o governo
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO) se reuniu nesta segunda-feira (25/11) com representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para conhecer o projeto de construção da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte, que pretende ligar o Barreiro ao Calafate e facilitar a mobilidade na Região Metropolitana.
Durante o encontro, Zema ressaltou a importância do metrô para as cidades da Região Metropolitana, reconheceu o empenho da bancada mineira para viabilizar a ampliação, que tem seu total apoio. “É um projeto extremamente interessante para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, porque vai proporcionar atendimento a diversos bairros em regiões que hoje ainda não possuem essa facilidade. No que depender de mim e do secretário Marco Aurélio Barcelos (Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais), que inclusive veio do Ministério da Infraestrutura, faremos tudo o que for possível para concluir as obras. Contamos com o apoio da bancada mineira, junto com os deputados federais, que têm sido decisivos para que esse projeto vá adiante. Estou otimista. Minas precisa, após décadas, finalmente ampliar o seu metrô”, disse.
Em abril deste ano, o Ministério da Infraestrutura anunciou que os recursos provenientes das indenizações da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) por devolução de trechos ferroviários – cerca de R$ 1,2 bilhão – poderão ser investidos nas obras para essa linha. Desde então, o Governo de Minas Gerais, por meio da Seinfra, está em contínuo diálogo com a União para garantir a operação. São verbas oriundas de um acordo judicial com a FCA, que, segundo o governo, abandonou operações em Minas.
Os estudos, tanto para a Linha 1, hoje existente, quanto para a Linha 2, já estão sendo contratados pelo governo federal, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A partir disso, ainda deverão ser definidos alguns arranjos jurídicos, como a transferência dos bens que compõem a Linha 2 para o Estado de Minas Gerais.
“É muito importante receber esse apoio e perceber que existe um diálogo aberto. Esse projeto é um sonho para nós, e uma obra desse porte exige toda a bancada do estado reunida, além do apoio dos órgãos públicos, estaduais e federais. Estamos vendo que já está muito próximo”, declarou o governador.
Ainda não há data para o início da obra, mas Zema espera conseguir viabilizar a concessão das linhas até o final de sua gestão, em 2022. “É uma obra que já foi iniciada e depois paralisada por falta de recursos. Já está quase toda em processo executivo, então se recebermos essa verba podemos começar o canteiro de obras no dia seguinte”, afirmou.
Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG