Professores de municípios mineiros que aderirem ao projeto “Mãos Dadas” poderão fazer cursos gratuitos de graduação e pós-graduação

18 de agosto de 2021

O Projeto Mãos Dadas visa a criação do regime de colaboração entre o estado e os municípios de Minas gerais, na organização do Sistema Público de Ensino, indo ao encontro do que prevê o artigo 211 da Constituição Federal.

Segundo a Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional, os municípios deverão oferecer educação infantil em creches e pré escolas e com prioridade o Ensino Fundamental. O Projeto Mãos Dadas oferece apoio pedagógico técnico e financeiro para que os municípios ampliem o atendimento aos anos iniciais do Ensino Fundamental

Uma das grandes oportunidades apresentadas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) como parte do Projeto Mãos Dadas é a oferta de cursos de formação em universidades estaduais para os educadores dos municípios que aderirem à iniciativa. Dessa forma, esses profissionais terão ampliadas as suas possibilidades de atuação dentro da rede estadual de ensino ou rede municipal, caso optem pela adjunção.

Os cursos serão oferecidos pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). As graduações são gratuitas e, nas duas universidades, os interessados podem escolher entre Artes, Física, Letras e Matemática. 

Há, ainda, vagas de especialização em Alfabetização e Letramento, Matemática, Gestão Escolar, Educação Especial e Ensino Religioso, todas oferecidas pela Unimontes.

Considerando todos os cursos, serão oferecidas aproximadamente 12 mil vagas. Serão sete mil vagas para segunda graduação, sendo mil vagas para cada uma das formações oferecidas nas duas universidades, e cinco mil vagas para especializações, que ocorrem na Unimontes, sendo mil em cada um dos cursos.

Observações

Para verificar todas as exigências para participação basta consultar a Resolução SEE 4600/2021

O servidor aprovado nas condições previstas no edital terá os encargos do curso e as despesas de logística –  hospedagem, alimentação e transporte -, nas fases presenciais, custeados pela SEE/MG. Vale destacar que só será possível matricular-se em apenas um curso, seja graduação ou pós-graduação. O passo a passo para concorrer está no edital de cada universidade.

A previsão do início das aulas varia de acordo com cada formação. O período de inscrições e mais informações sobre ingresso nas universidades estão nos editais que serão publicados pelas instituições. As regras da Unimontes serão disponibilizadas no início de setembro. Já o edital da Uemg foi publicado em 13/8.

Segunda licenciatura / Uemg

Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) recebe, até 27/8, inscrições para professores do ensino básico da rede estadual que atuam em municípios que aderiram ao Projeto Mãos Dadas e que estejam interessados em concorrer a uma vaga para obtenção de uma segunda licenciatura. Serão oferecidas 4 mil vagas gratuitas, na modalidade a distância, para os cursos de Artes Visuais, Música (Educação Musical Escolar), Física, Letras (Português) e Matemática. 

As oportunidades estão distribuídas entre 20 municípios mineiros, que serão polos de apoio para as atividades presenciais, quando exigidas. Os cursos de graduação para segunda licenciatura têm duração total de 12 a 14 meses, com previsão de início para outubro deste ano.

A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, por meio de preenchimento do formulário eletrônico disponível neste link. Cada candidato poderá selecionar cursos de primeira e segunda opção.

Os requisitos para concorrer a uma das vagas, bem como a forma de seleção, o cronograma e as demais informações aos candidatos, podem ser consultados no edital. O resultado final será divulgado em 27/9.

Para mais informações sobre cursos de graduação, dispositivos do edital ou outras explicações relacionadas ao processo seletivo, é possível encaminhar as dúvidas para segundalicenciatura.selecao2021@uemg.br, pelo canal Fale Conosco e pelo telefone (31) 3916-8620, com atendimento no horário comercial.

Informacões: Agência Minas

Imagem: freepick.com

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]