Processo seletivo do governo Adriano Silva para cargos comissionados em Joinville possibilita valorização do servidor de carreira

13 de maio de 2021

A Prefeitura de Joinville conta atualmente com mais de 12,5 mil servidores e 507 cargos comissionados para a gestão das equipes e processos. A contratação desses cargos foi realizada por meio de processo seletivo, abrangendo desde secretários até coordenadores. A iniciativa passa a ser uma referência e consolida-se em um modelo inovador de contratação de comissionados em todo o país.

O processo foi acompanhado pelo NOVO SC que conduziu as inscrições online e auxiliou na seleção de currículos e aplicação de testes de conhecimento, tanto de servidores quanto de profissionais de mercado. Quase 20 mil pessoas integram hoje o banco de talentos que é consultado mediante novas necessidades de contratação.

Atualmente, 436 profissionais foram contratados para as posições comissionadas, dos quais mais de 60% são servidores de carreira. O prefeito Adriano Silva relembra o compromisso assumido em campanha de compor um time altamente técnico. “O processo seletivo rompeu o ciclo de indicações políticas e foi uma oportunidade de valorização do servidor de carreira qualificado e com as habilidades necessárias para exercer as funções. Estou motivado com o time técnico e de qualidade que estamos formando”, comenta o prefeito Adriano Silva.

A ideia de Adriano não é reduzir a quantidade de cargos comissionados, mas otimizar as posições disponíveis em atividades que exigem uma força-tarefa. “Entendo que, em um universo de mais de 12,5 mil servidores, essa quantidade de lideranças é necessária para conduzir uma administração eficiente e de alto desempenho, além de focarmos os esforços nas áreas com demandas mais urgentes”, destaca o prefeito.

Oportunidade para servidores de carreira

A valorização do servidor de carreira iniciou no processo seletivo do primeiro escalão. Dos 16 secretários, seis são servidores de carreira. A titular da Secretaria de Assistência Social, Fabiana Cardozo, é um exemplo. Servidora de carreira há 16 anos, ela chegou a duvidar da seriedade do processo seletivo, considerando que tradicionalmente esses cargos eram ocupados por indicação política. Mesmo assim, decidiu inscrever currículo e apostou no processo. Após a seleção participou do teste de conhecimentos gerais, avaliação de perfil e entrevista com o prefeito Adriano Silva e a vice Rejane Gambin. “Todas essas etapas me mostraram que se tratava de um processo seletivo muito correto e surpreendeu a mim e aos colegas de trabalho pela seriedade”, comenta a secretária.

Depois que Fabiana foi nomeada secretária de Assistência Social outras colegas da secretaria se inscreveram e passaram a acreditar no seletivo. Hoje dos 48 gestores da Secretaria, 45 são servidores de carreira. “Muitas dessas pessoas nunca tiveram uma oportunidade por não se envolverem no processo político, apesar da qualificação profissional, muitas vezes com duas faculdades, mestrado e doutorado. Se não fosse o processo seletivo, talvez nunca descobriríamos esses talentos”, revela.

Além do aprendizado, Fabiana destaca a oportunidade de conhecer outras pessoas especiais como o prefeito e a vice. “Pessoas idôneas que nunca pensei encontrar no meio político, além de outros secretários com tanta nobreza e qualificação”, acrescenta. Ela se diz muito orgulhosa de fazer parte desse time e pela conquista que o processo seletivo possibilitou. “Espero que fique marcado na história de Joinville e que reflita em outras cidades, para acabar com a politicagem. Que esse exemplo do NOVO seja o modelo ideal e se espalhe pelo Brasil”, deseja a secretária.

Reginaldo da Silva é mais um servidor de carreira que não esconde a alegria de ter participado do processo seletivo. Ele é concursado na Secretaria de Infraestrutura Urbana na área de manutenção, há 26 anos. Quando soube do processo seletivo se inscreveu para uma vaga de coordenador de manutenção na Secretaria de Cultura e Turismo por perceber a alta demanda nos museus e prédios culturais. “Essa foi a primeira oportunidade de assumir um cargo comissionado e é gratificante ser reconhecido pelo currículo, pela qualificação e pela de dedicação ao trabalho. Estou motivado para devolver essa confiança por meio de um bom trabalho para a população”, detalha.

Servidora de carreira há 13 anos, Julcimara Trentini tem uma trajetória de dedicação a educação infantil no serviço público. “Desde que escolhi atuar nessa área, assumi um compromisso com a garantia dos direitos das crianças e com a qualidade da educação, o que me impulsionou a aproveitar oportunidades e assumir responsabilidades de representação da educação infantil”, lembra. Foi a intenção de garantir essa representatividade que fez ela se inscrever para a gerência da educação infantil. “A aprovação no processo seletivo representa o reconhecimento do meu trabalho e de todo o conhecimento que adquiri nestes anos de educação. Eu me sinto valorizada”, revela a gerente de educação infantil da Secretaria de Educação.

Informações – prefeitura de Joinville

Receba nossas

novidades por

email!