Paulo Gaspar solicita à prefeitura a realização de estudos para a privatização do abastecimento de água e saneamento em Campinas

22 de junho de 2021

A Sanasa, empresa responsável pelo tratamento e distribuição de água e pelo recolhimento, afastamento e tratamento de esgoto em Campinas, deverá ser estudo de possível privatização e concessão para a iniciativa privada, se atendido o requerimento encaminhado à prefeitura pelo vereador do NOVO em Campinas, Paulo Gaspar.

Ao longo de sua história, a Sanasa tem sido objeto de uso político, que levou a cassação de 2 prefeitos municipais (Dr. Hélio e Demétrio Vilagra). Segundo o vereador, a empresa tem sido utilizada como “cabide de emprego” de comissionados indicados por representantes de partidos políticos locais, como moeda de troca para o apoio a estes governos.

Paulo Gaspar explica que na administração anterior houve uma explosão de indicações de comissionados, o que levou o Ministério Público a mover ação requerendo a demissão de todos, o que foi deferido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. “Em razão do uso político, bem como de toda a burocracia e custos agregados nos processos de compras, Campinas possui uma das tarifas de água mais caras do Brasil”, enfatiza.

Para o vereador, a concessão da empresa para a iniciativa privada é a única solução para aumentar a eficiência e produtividade da Sanasa, com benefício para toda população de Campinas, especialmente os mais pobres, que poderão ser beneficiados com tarifas de água e esgoto mais baratas. E ainda, com a concessão, o município deixa de dispor de orçamento municipal para a empresa e aumenta sua arrecadação de impostos.

#NOVOnaPrática

Imagem: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas

Receba nossas

novidades por

email!