Paulo Ganime será relator da Comissão sobre o Ciclo Completo de Polícia

17 de outubro de 2019

Foi instalada na última quarta-feira (16), na Câmara dos Deputados, uma comissão especial para analisar a possibilidade de implantar no país o chamado “ciclo completo da polícia”, que permitiria a todas as polícias do Brasil fazer investigação, o que hoje é competência exclusiva das polícias civis e da Polícia Federal.

 

No país, a Polícia Militar faz a prevenção ao crime e a Polícia Civil investiga. Apenas a Polícia Federal exerce o ciclo completo, ou seja, tem funções de polícia administrativa e investigativa.

 

Para o deputado federal do NOVO Paulo Ganime (RJ), relator da Comissão, “Esse é um dos temas mais relevantes dessa legislatura em relação à Segurança Pública.”

 

Em países vizinhos, onde todas as polícias podem investigar, o índice de elucidação passa dos 50%, e no caso do Chile chega a 80%. O deputado salienta que no Brasil há mais de 500 mil policiais que poderiam, se fosse como em outros países, começar, logo após a ocorrência, os procedimentos de investigação.

 

Outros temas a serem tratados pela Comissão são a autonomia das perícias criminais, com a possibilidade de perícias realizadas fora do âmbito das polícias e a entrada única para as carreiras policiais.

 

“Temos vários temas em debate aqui na Casa como, por exemplo, o Pacote Anticrime do ministro Sérgio Moro, mas debater o modelo de polícia que temos no Brasil é fundamental.

O modelo atual não está dando certo. Os números da Segurança Pública são claros, catastróficos, nós temos que, ao final dessa Comissão, ter como resultado uma solução para esse problema” declarou o deputado em suas redes sociais.

 

Um NOVO Brasil já começou.

 
 

Foto: Talles Kunzler/Partido Novo

 

Receba nossas

novidades por

email!