O desafio de Romeu Zema

20 de dezembro de 2018

Romeu Zema, governador eleito do NOVO em Minas Gerais, decidiu candidatar-se para renovar a administração pública em seu estado e encontrou no NOVO uma plataforma política, com valores e princípios, comprometida com a gestão responsável e transparente, que propunha levar as práticas do setor privado, seu “habitat”, para o setor público.

 

Zema elegeu-se governador com 71% dos votos, uma clara demonstração de confiança e de esperança dos seus eleitores por uma mudança no estado mineiro.

 

Com uma equipe de Transição formada por técnicos de diversas áreas, mais a assistência da Fundação Dom Cabral, a consultoria Falconi e o Instituto Aquila, Zema iniciou uma análise das contas de Minas para um diagnóstico preciso da situação do estado.

 

Feita a análise, concluiu-se que governador eleito terá que administrar um rombo de quase R$ 100 bilhões acumulados nos próximos quatro anos, caso não sejam adotadas medidas rígidas de ajuste fiscal já no início de 2019.

 

Entre as várias medidas, o novo governo terá que buscar o equilíbrio da Previdência e quitar dívidas que foram deixadas pelo governo anterior, que somam quase R$ 30 bilhões.

 

Em breve, a população também poderá acompanhar os reais números – sem maquiagem -, de todos os gastos com pessoal. Minas tem hoje 150 mil funcionários contratados ou designados em regime temporário, o que equivale a 42% do quadro de servidores ativos, sendo a maior parte na área da educação.

 

O novo governo reconhece que a despesa com a folha está acima do permitido pela legislação, assim, Zema e equipe terão esse grande desafio, assumindo as consequências previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Segundo o futuro secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa, muitas das medidas de austeridade serão propostas pelo novo governo ano que vem e precisarão da aprovação da Assembleia. Para que dê certo, a equipe estadual buscará sempre o diálogo transparente com o legislativo do estado.

 

O NOVO estará junto ao governador Romeu Zema, apoiando e colaborando no que for necessário, para que a primeira administração sob a legenda seja uma referência, não apenas para os que se identificam com nossas idéias, mas também para que Minas Gerais seja um exemplo para todo o Brasil.

 

#TransparênciaMineira

Receba nossas

novidades por

email!