19 de março de 2023

Cumprindo com seu dever de fiscalizar o governo, o Partido Novo solicitou ao Ministério Público a instauração de um processo criminal contra Edegar Pretto, indicado de Lula para a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), por usurpação de função pública.

Associado ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Pretto ainda não foi aprovado pelo conselho da companhia. O estatuto da CONAB exige que o presidente tenha pós-graduação em uma área relacionada à estatal ou 5 anos de experiência em um companhia de grande porte. Porém, o indicado de Lula não cumpre os requisitos. “Esse é mais um fato que demonstra a falta de apreço do PT pelo respeito aos ritos, à transparência e às instituições”, afirmou o presidente do NOVO, Eduardo Ribeiro.

De acordo com reportagem da revista Veja, apesar de Edegar Pretto não ter sido oficializado na função, ele já determina ordens na estatal e “desde o início de janeiro fala com diretores, discute projetos e participa de viagens oficiais, embora formalmente (…) não possa responder pela estatal”. As viagens foram realizadas em companhia de Paulo Teixeira, o ministro do Desenvolvimento Agrário.

Os governos petistas já demonstraram repetidas vezes que não se preocupam com a qualificação dos seus indicados e tampouco com a boa administração das estatais. Por isso, os eleitos do NOVO seguem fiscalizando atentamente os atos do Poder Executivo para evitar prejuízos maiores ao país e aos brasileiros.

Para o NOVO, o ideal seria privatizar as estatais. Enquanto isso não for possível, vamos seguir lutando com todas as medidas cabíveis para que elas não sejam tomadas por indicações políticas.

Receba nossas

novidades por

email!