Com Voto Contra do NOVO, Senado Aprova Aumento do Número de Deputados Federais

O senador Eduardo Girão (NOVO-CE) votou contra o aumento irresponsável de deputados federais (créditos: Jefferson Rudy/Agência Senado).
O senador Eduardo Girão (NOVO-CE) votou contra o aumento irresponsável de deputados federais (créditos: Jefferson Rudy/Agência Senado).
26 de junho de 2025

Por votação apertada e com voto contrário do NOVO, o Senado aprovou o projeto absurdo que busca o aumento do número de deputados federais de 513 para 531. A medida custará centenas de milhões todos os anos, considerando o efeito cascata no número de deputados estaduais, nas costas dos brasileiros e com o país em plena crise econômica.

Nesta quarta-feira (25), a Casa Alta registrou a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/2023. Como os senadores adicionaram emendas à proposta, ela precisará passar pela Câmara dos Deputados novamente.

Apenas os novos deputados federais custariam anualmente mais R$ 64,6 milhões. Como a medida se trata de lei complementar, é necessário ter maioria absoluta para garantir a aprovação.

No Senado, isso exige 41 votos favoráveis, marca que só foi atingida porque o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (UB-AP) trocou a direção da sessão. Isso permitiu que ele desse o voto decisivo para completar o número de 41 senadores a favor.

Clique aqui e confira 4 problemas do aumento do número de deputados!

Voto do NOVO está alinhado com 76% dos brasileiros, que são contra o aumento do número de deputados

Na terça-feira passada (17), uma pesquisa do DataFolha apontou que 76% da população brasileira é contra o aumento da quantidade de deputados federais para 531.

Assim, foi representando o desejo da população e os valores basilares do NOVO, de diminuição do peso do governo no bolso do cidadão, que o senador Eduardo Girão (NOVO-CE) votou contra o aumento.

O senador do NOVO destacou que a votação, que ocorreu de forma semi-presencial, dificultou a articulação dele e de outros opositores ao PLP para pressionar os colegas a votar contra a proposta.

Além disso, Girão destacou pelas redes sociais que a matéria para aumentar o número de congressistas nem deveria ter ido para discussão.

“O Brasil já tem deputados federais demais. Aumentar esse número é um desrespeito com quem paga impostos. Estamos entre os países com mais parlamentares no mundo. Democracias vizinhas funcionam bem com menos de 100 deputados. A média mundial, em países pujantes, é 300 deputados”, ressaltou.

O parlamentar cearense também apontou que não é momento de aumentar despesas públicas, mas de diminuir.

Afinal, o governo federal só se endivida cada vez mais, piorando as condições de vida dos brasileiros e encontrando mais uma desculpa para aumentar impostos.

“Esse projeto traz custos altíssimos: salários, emendas, regalias. E o mais absurdo: nem há estrutura no Congresso para receber mais parlamentares. Não tem gabinete, não tem cadeira. Em um momento de crise fiscal e dificuldade para o povo, aumentar o número de deputados é uma afronta. O povo já entendeu: basta de privilégios”, completou.

Clique aqui e confira como o NOVO contribuiu para barrar o aumento do IOF defendido por Lula e Haddad!

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO