
Já pensou em poder acionar uma emergência policial pelo WhatsApp? Essa é a proposta de um projeto de lei do deputado Matheus Cadorin (NOVO) que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) e que pode transformar a forma como o cidadão catarinense acessa os serviços de segurança pública.
A ideia é simples, inovadora e eficaz: criar um canal oficial das polícias Militar e Civil no WhatsApp, com atendimento 24 horas por dia, permitindo mais agilidade, acolhimento e proximidade com quem mais precisa.
O projeto já está sendo analisado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e seguirá para outras comissões antes de chegar ao plenário.
“Milhões de catarinenses usam o WhatsApp como principal meio de comunicação. Por que não utilizar essa ferramenta para salvar vidas? Esse canal não substitui o 190, por exemplo, mas complementa o atendimento, especialmente em situações onde a pessoa não consegue falar ao telefone, como em casos de violência doméstica”, explica o deputado do NOVO.
Além disso, o WhatsApp permite funcionalidades como o compartilhamento de localização, o que facilita o trabalho das polícias. A ideia é que o canal no aplicativo seja mais inclusivo, garantindo atendimento humanizado a pessoas com deficiência auditiva ou de fala.
Em um momento em que o Brasil discute a digitalização do serviço público, Santa Catarina pode sair na frente. Dessa vez com um modelo de atendimento para emergência policial via Whatsapp que alia tecnologia, eficiência e humanidade.