O fim da exigência de visto para turistas dos EUA, Japão, Austrália e Canadá, que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) defende, é uma boa notícia para o brasileiro que trabalha com turismo: do hotel e Airbnb até o vendedor ambulante na praia. A medida estimulará que cidadãos destes países venham para o Brasil e movimentem nossa economia.
Nesta quarta-feira (08), a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados aprovou o relatório do deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) em favor do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 206/2023.
O projeto, de autoria do Senador Carlos Portinho (PL-RJ), busca suspender a obrigatoriedade de visto para turistas dos países mencionados que venham para o Brasil.
“Enquanto a maioria dos países da América Latina entende que facilitar a entrada de turistas fortalece a economia, o governo Lula insiste em adotar uma postura ideológica seguida apenas por Cuba, Venezuela e Bolívia”, destaca o deputado do NOVO.
“A Comissão de Relações Exteriores mostrou que não admite qualquer medida de retrocesso ao turismo nacional, buscando sempre garantir maior liberdade e competitividade ao Brasil”, defende Marcel.
O PLP suspende os efeitos do Decreto 11.515/23, que havia restabelecido a necessidade de visto para turistas dos quatro países. O projeto tem o objetivo de expandir o setor turístico e gerar mais empregos brasileiros.
Agora a proposta segue para a avaliação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se esta instância aprovar o texto, ele seguirá para votação no Plenário da Câmara.