Projeto do NOVO na Câmara responsabiliza partidos políticos por irregularidades nas contas dos candidatos

25 de novembro de 2020

Os candidatos a cargos políticos, vices, bem como os respectivos partidos políticos precisam prestar contas à Justiça Eleitoral dos recursos que foram arrecadados e dos gastos realizados para a as campanhas eleitorais.

Como o volume de informações de cada pleito é muito extenso, a fiscalização é feita por amostragem o que deixa o sistema vulnerável a fraudes e corrupção.

Escândalos também têm envolvido candidaturas laranjas em que partidos usam candidatas de fachada para cumprir as cotas obrigatórias para mulheres, desviando recursos para formação de caixa 2 e outros meios de corrupção que acabam escapando da fiscalização do Estado.

Para combater com maior eficiência a corrupção eleitoral, a Bancada do NOVO propôs o PL nº 4487/2020 que prevê a responsabilização de partidos políticos e dá maior efetividade às disposições concernentes às eleições.

https://twitter.com/novonacamara/status/1331278255626874881?s=20

A proposta também prevê a suspensão do repasse de novas cotas do Fundo Partidário por desaprovação total ou parcial da prestação de contas do candidato aos partidos, e também aos integrantes da coligação.

Com a inclusão da responsabilidade dos partidos, e consequentemente de seus dirigentes, haverá menor incidência de corrupção e mau uso dos recursos públicos.

#NOVOnaPrática

Imagem: depositphotos

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]