Projeto de Adriana Ventura que Promove Transparência na Educação Vai à Sanção Presidencial

09 de outubro de 2024

Nesta quarta-feira (18), o Senado aprovou o PL 2.725/2022, de coautoria da deputada federal Adriana Ventura (NOVO-SP) com outros parlamentares, que promove diversas medidas de transparência na rede pública de educação em nível federal, estadual e municipal.

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados.

Agora a matéria segue para sanção presidencial. Assim, as instituições de ensino deverão apresentar à população dados sobre:

– Quantidade de vagas disponíveis e preenchidas, bem como a lista de espera e de reserva de vagas;

– Auxílios de estudo e pesquisa fornecidos a alunos, pesquisadores e docentes;

– Fluxo e desempenho acadêmico;

– Programas de pesquisa, extensão e semelhantes em instituições de ensino superior;

– Financiamento com recursos públicos e subsídios diversos;

– Currículo profissional e educacional de diretores e integrantes dos conselhos de educação, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados;

– Atas e pautas das assembleias do Conselho Nacional de Educação e dos conselhos dos estados.

Alterações legais para mais transparência na educação

As medidas descritas serão implementadas a partir de ajustes na Lei 10.973/2004, que dispõe sobre incentivos à inovação e pesquisa e determina a publicação dos dados sobre a os recursos públicos empregados conforme a Lei de Acesso à Informação (LAI).

Além disso, o projeto muda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional quando aponta o acesso a dados públicos como um dos fundamentos da educação.

A proposta também demanda que colégios comunitários, confessionais e filantrópicos que recebam financiamento público não possuam dirigentes membros do poder público, assim como nenhum parente deles até o terceiro grau.

Clique aqui e acompanhe Adriana Ventura nas redes sociais!

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Eduardo Girão convidou o ex-assessor de Alexandre de Moraes, Eduardo Tagliaferro, para prestar esclarecimentos sobre as ameaças que sofreu e as irregularidades cometidas pelo ministro do STF (créditos: reprodução).

Mensagens Vazadas de Tagliaferro e Irregularidades de Alexandre de Moraes: Senado Aprova Requerimento de Eduardo Girão para Realizar Audiência Pública

O ex-assessor do ministro de Alexandre de Moraes, Eduardo Tagliaferro, foi um dos envolvidos no caso das mensagens vazadas que demonstraram que Moraes cometeu irregularidades para perseguir desafetos de direita. Agora, Tagliaferro teme ser assassinado: para esclarecer as irregularidades do STF e as ameaças ao ex-assessor, o senador Eduardo Girão (NOVO-CE) convocou uma audiência pública, […]