
Cumprindo com seu dever de fiscalizar o governo, o Partido Novo solicitou ao Ministério Público a instauração de um processo criminal contra Edegar Pretto, indicado de Lula para a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), por usurpação de função pública.
Associado ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Pretto ainda não foi aprovado pelo conselho da companhia. O estatuto da CONAB exige que o presidente tenha pós-graduação em uma área relacionada à estatal ou 5 anos de experiência em um companhia de grande porte. Porém, o indicado de Lula não cumpre os requisitos. “Esse é mais um fato que demonstra a falta de apreço do PT pelo respeito aos ritos, à transparência e às instituições”, afirmou o presidente do NOVO, Eduardo Ribeiro.
De acordo com reportagem da revista Veja, apesar de Edegar Pretto não ter sido oficializado na função, ele já determina ordens na estatal e “desde o início de janeiro fala com diretores, discute projetos e participa de viagens oficiais, embora formalmente (…) não possa responder pela estatal”. As viagens foram realizadas em companhia de Paulo Teixeira, o ministro do Desenvolvimento Agrário.
Os governos petistas já demonstraram repetidas vezes que não se preocupam com a qualificação dos seus indicados e tampouco com a boa administração das estatais. Por isso, os eleitos do NOVO seguem fiscalizando atentamente os atos do Poder Executivo para evitar prejuízos maiores ao país e aos brasileiros.
Para o NOVO, o ideal seria privatizar as estatais. Enquanto isso não for possível, vamos seguir lutando com todas as medidas cabíveis para que elas não sejam tomadas por indicações políticas.