
Colocar a casa em ordem para atender melhor o cidadão é o lema do Governador de Minas, Romeu Zema (NOVO). Há um enorme esforço para a quitação de dívidas deixadas pelos governos anteriores com fornecedores e prestadores de serviços para que a população seja devidamente atendida.
Recursos
Foi realizada articulação com o Ministério da Saúde, que possibilitou a incorporação de R$ 192 milhões do teto de média e alta complexidade (MAC). Esses recursos serão destinados à atenção hospitalar, vigilância e saúde mental.
Hospitais regionais
A Secretaria de Saúde coordena o Grupo de Trabalho formado para propor medidas que viabilizem a conclusão das obras e o início do funcionamento dos hospitais regionais em Além Paraíba, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Unaí, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Nanuque, Novo Cruzeiro, Sete Lagoas e Teófilo Otoni.
Controle do Aedes Aegypti
Ações de controle da dengue, zika e chikungunya são realizadas permanentemente, com monitoramento, prevenção e controle do Aedes aegypti. Foram também publicadas cinco resoluções com liberação de s financeiros, totalizando R$ 12.760.000,00, e contemplando 332 municípios com alta ou muito alta incidência de dengue.
Urgência e Emergência
Uma grande preocupação é a regularização de repasses aos programas de urgência e emergência, com compromisso de fazê-los de forma integral. Até maio, foram feitos pagamentos referentes a 2018. A perspectiva é a de que se faça, a partir de agora, os pagamentos de 100% do custeio. O financiamento atinge UPAs, Samu, Rede Cegonha (gestantes) e Urgências de Hospitais.
Medicamentos
Foi realizado acordo com fornecedores para retorno ao abastecimento dos medicamentos de responsabilidade do Estado.
O NOVO defende a atuação na administração pública dando prioridade ao que é essencial à população. Para o governador Zema, a gestão deve estar focada em três pontos básicos: saúde, educação e segurança.
Um NOVO Brasil já começou.