
Ciclistas de Porto Alegre terão um trecho de quase seis quilômetros para treinos de alta velocidade. A ideia foi proposta em junho pela vereadora do NOVO Mari Pimentel para a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
O projeto prevê o uso da pista do sentido centro – bairro da Avenida Edvaldo Pereira Paiva – na região da orla do Guaíba – exclusiva para os esportistas, sempre às terças-feiras, das 4h às 6h30.
Para que isso seja possível sem que os ciclistas e pedestres corram perigo, serão instaladas placas de sinalização no trecho da Rótula do Gasômetro ao viaduto Abdias do Nascimento. Além disso, cavaletes vão demarcar o espaço a ser usado pelos esportistas.
A EPTC aprovou a ideia e já elaborou o projeto de sinalização, que atende a demanda do chamado “ciclismo de estrada”. Agora, é necessário confeccionar as placas. Para agilizar o início das atividades, Mari criou, na última quinta-feira (26), uma vaquinha virtual. O objetivo é captar R$ 45 mil necessários.
Mari Pimentel é atleta desde a infância e participou de competições como corrida e triatlo. Ela comemora essa conquista e lembra que ciclistas não devem usar as ciclovias quando a velocidade é superior a 20km/h.
“Será um local apropriado, que não era visto na cidade como algo que merecia atenção. Será usado por aqueles ciclistas que andam acima de 20km/h, que não devem utilizar a ciclovia para andar nessa velocidade, e que não tinham um local para fazerem seu esporte. Eles poderão usar a orla, com as devidas demarcações, com a segurança necessária, e saberão que ali será um local para fazerem um esporte de alta velocidade”, destaca a vereadora.
Informações: Gauchazh