MARCEL VAN HATTEM E ALEXIS FONTEYNE APRESENTAM PL QUE PERMITE A RECONTRATAÇÃO EM MENOS DE 90 DIAS APÓS A RESCISÃO DURANTE O ESTADO DE CALAMIDADE

24 de junho de 2020

A emergência de saúde pública impôs uma nova realidade para o mundo. O setor produtivo vem sofrendo muito com a paralisação da economia. Embora o Governo Federal tenha atuado de forma a tentar preservar as empresas e empregos, a legislação trabalhista brasileira impõe alguns entraves para o período pós-pandemia.

Este é o caso da Portaria nº 384/92 do antigo Ministério do Trabalho que veda a recontratação do trabalhador no período de 90 dias visando evitar que ocorram fraudes para o levantamento da conta vinculada do trabalhador do FGTS e do recebimento indevido de seguro-desemprego.

Visando solucionar este problema emergencial, os deputados federais do NOVO, Marcel van Hattem (RS) e Alexis Fonteyne (SP) apresentaram o PL nº 3173/2020  que permite a recontratação de funcionários demitidos devido à crise da pandemia.

“Não é razoável, nesse momento excepcional, que o empregador que foi impelido a demitir seus funcionários por conta da pandemia não possa recontratá-lo se a atividade econômica retomar antes dos 90 dias estabelecidos pela Portaria acima mencionada”, diz Marcel na justificativa.

O projeto aguarda despacho do Presidente do presidente da Câmara para seguir à tramitação.

#NOVOnaPrática

Foto: Talles Kunzler / Partido Novo
Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Eduardo Girão convidou o ex-assessor de Alexandre de Moraes, Eduardo Tagliaferro, para prestar esclarecimentos sobre as ameaças que sofreu e as irregularidades cometidas pelo ministro do STF (créditos: reprodução).

Mensagens Vazadas de Tagliaferro e Irregularidades de Alexandre de Moraes: Senado Aprova Requerimento de Eduardo Girão para Realizar Audiência Pública

O ex-assessor do ministro de Alexandre de Moraes, Eduardo Tagliaferro, foi um dos envolvidos no caso das mensagens vazadas que demonstraram que Moraes cometeu irregularidades para perseguir desafetos de direita. Agora, Tagliaferro teme ser assassinado: para esclarecer as irregularidades do STF e as ameaças ao ex-assessor, o senador Eduardo Girão (NOVO-CE) convocou uma audiência pública, […]