
O vereador Guilherme Kilter (NOVO) propõe uma solução para reduzir os custos operacionais das creches contratadas pela prefeitura de Curitiba: permitir que elas comprem alimentos e outros insumos básicos no Armazém da Família.
O parlamentar do NOVO apresentou o Projeto de Lei 005.00509.2025 na última quinta-feira (10). A proposta visa garantir que os recursos públicos destinados à educação infantil rendam mais, melhorando a qualidade do serviço prestado às crianças.
Atualmente, a legislação não permite que muitas creches parceiras, que atendem milhares de alunos em vagas compradas pelo Município, tenham acesso aos preços subsidiados do programa.
Elas precisam adquirir alimentos no mercado convencional, pagando mais caro e onerando seus orçamentos.
O projeto de lei corrige essa distorção, criando uma economia direta para as creches e, consequentemente, para o sistema de educação municipal.
“Hoje, o município contrata vagas em uma creches parceiras, que pagam caro pela alimentação de seus alunos. O nosso projeto é uma medida de gestão inteligente para fazer o dinheiro da educação valer mais,” afirma Guilherme Kilter.
“Estamos propondo que as creches parceiras possam comprar produtos subsidiados em programa já existente em Curitiba. Com isso, barateamos o custo da educação infantil e, ao mesmo tempo, abrimos espaço para investir em mais qualidade”, completa.
Clique aqui e acompanhe Guilherme Kilter nas redes sociais!
Além de beneficiar as creches, a proposta também consolida em lei o acesso para entidades filantrópicas que atuam na assistência social, dando mais segurança jurídica a um benefício que hoje é previsto apenas por decreto.
A iniciativa não gera novas despesas para a prefeitura e usa a estrutura já existente do Armazém da Família para otimizar os gastos públicos.