Enquanto aposentados sofrem por fraudes em empréstimos consignados, poderosos são blindados pelo sistema. É justamente contra isso que o NOVO luta. Exigimos explicações sobre a ligação entre o escândalo do Master, Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane Barci, que foi convocada para depor à CPMI do INSS. Transparência não é favor, é obrigação constitucional. E a primeira-dama, ou melhor, esposa do ministro não está acima da lei.
Na quinta-feira passada (5), os congressistas Marcel van Hattem (NOVO-RS), Eduardo Girão (NOVO-CE), Adriana Ventura (NOVO-SP) e Luiz Lima (NOVO-RJ) protocolaram um requerimento na CPMI para que Viviane Barci de Moraes preste depoimento à Comissão.
A iniciativa busca esclarecer a relação profissional entre o escritório da advogada e o Banco Master, instituição investigada por suspeitas de fraudes em massa contra beneficiários da Previdência.
O NOVO já fez diversas outras ações contra os desmandos no Caso Master. Somos o Partido com mais ações contra as irregularidades cometidas tanto por Alexandre de Moraes quanto por Dias Toffoli no escândalo.
Se depender do NOVO, nenhum culpado sairá dessa sem punição exemplar. Durante a sessão da Comissão no dia 5, Marcel foi categórico ao defender a convocação:
“Viviane Barci de Moraes precisa explicar que tipo de contrato o seu escritório mantinha com o Banco Master, que roubou aposentados, porque ela não assinou nenhum processo sequer em defesa da empresa. Agora, o lobby, pelo que a imprensa tem revelado, foi feito pelo ministro para que o Banco Master fosse comprado pelo BRB”.
Confira: “Caso Moraes e Master: Confira as Ações do NOVO Contra os Abusos do STF”!
Reportagens que apontam para um contrato de R$ 3,6 milhões mensais por três anos entre o Banco Master e o escritório de Viviane Barci de Moraes.
O valor elevado, somado ao momento em que foi firmado, no início de 2024 (quando a PF já estava investigando o Master), acendeu o alerta dos parlamentares do NOVO.
Para nós, não basta dizer que “era apenas um contrato”. É preciso detalhar o objeto, a execução, os serviços prestados e eventuais vínculos com processos administrativos ou questionamentos envolvendo o banco.
Confira: “NOVO É o Partido com Mais Ações Contra os Abusos do STF”!
O partido sustenta que CPIs já convocaram advogados e consultores em situações semelhantes justamente para mapear estruturas que possam ter servido de suporte a práticas irregulares.
Outra pergunta deve ser respondida publicamente. Não por Viviane Barci, mas pelo STF: o caso da esposa de Moraes é diferente ou de fato “todos são iguais perante a lei”, como determina a Constituição?
Para o NOVO, combater abusos, enfrentar interesses poderosos e defender o cidadão comum não é teoria, é prática. Ao apoiar que a esposa de Moraes venha depor, o judiciário tem a oportunidade de reconstruir sua credibilidade (que o próprio STF destruiu) diante dos brasileiros. O NOVO defende um país sério, onde o brasileiro honesto e os “poderosos” são julgados com base em seus atos e não em seus contatos.
Filie-se ao NOVO: o Partido que está na trincheira da justiça ao lado do brasileiro honesto!