
A Educação no Brasil tem vários problemas, mal uso dos recursos, de estrutura, falta de modernização, entre outros. Mas pouco de se fala de outro tema muito importante, e que será um grande desafio em tempos de pandemia: a evasão escolar.
Por esse problema, a vereadora do NOVO em São Paulo Cris Monteiro, protocolou o Projeto de Lei 0076-2021 que institui a Política de Combate ao Abandono e Evasão Escolar, que visa reparar um problema que vem sendo carregado há muitos anos e em muitas gestões na cidade de São Paulo.
“As consequências do abandono escolar durante a adolescência são muito prejudiciais ao longo da vida. As chances de se ter uma saúde mais frágil, menor renda e se envolver com criminalidade são maiores de acordo com a pesquisa “Consequências da Violação do Direito à Educação. Além disso, os impactos na coletividade também ocorrem”, justifica a vereadora em seu projeto.
A proposta de Cris Monteiro define princípios e ações para a formulação e implementação de políticas públicas para evitar que os alunos deixem de frequentar o ambiente escolar.
Dentre os objetivos, está prevista a implementação das diretrizes e ações, executada de forma intersetorial e integrada, e coordenadas, principalmente, pela Secretaria Municipal de Educação.
Para o dinamismo da Política segundo o projeto, serão empreendidos esforços para atuação conjunta entre diferentes órgãos municipais, estaduais e federais, bem como entidades não-governamentais, da sociedade civil e da iniciativa privada.
Segundo a vereadora, a iniciativa não gera nenhum custo adicional aos cofres públicos por tratar-se de um projeto de diretrizes que propõem ações em pastas e estruturas já existentes.
Acesse para conhecer o teor completo do projeto.
#NOVOnaPrática