
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (26), por consenso, uma ajuda de 600 reais por adulto de baixa renda enquanto durar a crise da Covid-19. Famílias com dois trabalhadores ou com mães solteiras receberão 1.200 reais.
Aprovamos ontem na Câmara um projeto para destinar R$ 1.200 por mês para as famílias mais impactadas pela crise do coronavírus. (+) #COVID19 pic.twitter.com/FR40n0DPD0
— Paulo Ganime (@pauloganime) March 27, 2020
De acordo com o texto, o benefício está direcionado para trabalhadores informais, autônomos, desempregados e MEI (microempreendedor individual). Receberão o auxílio aqueles que tiverem renda mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda mensal familiar de até três salários mínimos.
A ajuda se estende para aqueles já recebem Bolsa Família, mas ficam de fora aqueles que ganham outros benefícios —como seguro desemprego. Além disso, os valores serão destinados durante pelo menos três meses e poderão ser prorrogados enquanto durar a calamidade pública, decretada por causa da pandemia de coronavírus.
O texto precisa agora ser aprovado pelo Senado e sancionado pelo presidente Bolsonaro.
Foto: Talles Kunzler / Patido Novo