Com Apoio do NOVO, CCJ Aprova Projeto para Barrar Interferência do STF no Poder Legislativo

30 de agosto de 2024

Nesta quarta-feira (28), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei (PL) 4609/2020. A proposta busca limitar a interferência do STF no Congresso por meio de Ações Diretas de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO).

Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados.

Conforme afirma a Constituição Federal, as ADOs são apresentadas ao Supremo Tribunal Federal (STF), com o objetivo fazer cumprir a norma constitucional nos casos em que há omissão do poder legislativo ou executivo sobre determinado tema.

Entre os órgãos competentes para protocolar esse tipo de ação, estão: o Presidente da República, do Senado e da Câmara dos Deputados, os governadores, o Procurador-Geral da República, entre outros.

O relator do PL, Gilson Marques (NOVO-SC), apontou que a proposta é uma ferramenta para ajudar a frear as incursões do STF na esfera política.

“É imprescindível não confundir omissão legislativa com a escolha consciente do legislador de não abordar ou reconhecer determinado tema por meio da legislação. Isso não pode ser suprido pelo Judiciário sem ferir os princípios de separação de poderes e da legalidade”, defendeu.

O projeto 4609/2020 tramitou de forma conclusiva nas comissões e segue para análise no Senado, caso não haja solicitação para a avaliação no plenário da câmara.

Clique aqui e confira os abusos cometidos por Alexandre de Moraes no STF!

Interferência do STF no Congresso

O PL foi elaborado pelo deputada Chris Tonietto (PL-RJ). De acordo com ela, a proposição é “uma resposta à crescente utilização dessa ferramenta jurídica, que, embora importante, pode trazer riscos ao equilíbrio entre os poderes se usada de maneira inadequada”.

“Este projeto tem potencial para ser um marco na defesa do equilíbrio constitucional, evitando que o uso descontrolado da ADO enfraqueça a autonomia do legislativo, gerando desequilíbrio à separação dos poderes, um dos pilares da democracia brasileira”, defendeu a deputada.

A proposta altera a norma vigente para que a ADO não possa ser aplicada a nenhuma matéria que tenha tramitado no Congresso, independentemente das fases pelas quais passou, nos últimos cinco anos.

Clique aqui e acompanhe o mandato de Gilson Marques nas redes sociais!

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]