Com Adriano Silva, Joinville é primeiro município a receber selo de cidade inteligente da Bright Cities

21 de fevereiro de 2022

Plataforma reúne 30 mil cidades pelo mundo

Joinville foi o primeiro município brasileiro a receber o Selo Bright Cities, a plataforma reúne dados de 30 mil cidades pelo mundo. Com base nas informações coletadas em dados oficiais que são aferidos e pesquisa com a população, é feito um ranking com os indicativos em cada um dos dez segmentos analisados.

A entrega do selo foi feita ao prefeito Adriano Silva e à vice-prefeita Rejane Gambin, ambos do NOVO. A plataforma Bright Cities gera diagnósticos e roteiros para que as cidades se tornem mais eficientes, inteligentes e sejam melhores a cada dia para quem vive e trabalha nelas.

As áreas analisadas são segurança, educação, saúde, mobilidade, energia, tecnologia e inovação, meio ambiente, empreendedorismo, governança e urbanismo. Levando em consideração todos os indicadores, a nota joinvilense é de 6,1, quase o dobro da média dos municípios brasileiros que é de 3,8.

Um dos pontos em que Joinville teve destaque é por ter a maior extensão em ciclovias e ciclofaixas do Brasil, com 32,59 km para cada 100 mil habitantes. Justamente na área de mobilidade, a cidade alcança a pontuação máxima no país, com nota 6,8.

No quesito saúde, os números também são positivos, se igualando a pontuação nacional e global de 8,6. Os trabalhos desenvolvidos para incentivar a geração de novos negócios já têm apresentado resultado. O indicativo para empreendedorismo tem pontuação 7, pouco abaixo da média nacional e global que é de 7,4.

O relatório também indica que as principais preocupações dos moradores estão associadas a temas relacionados a saúde, educação e segurança. “Esses indicadores permitem que a prefeitura detecte e atue em pontos de atenção. Além disso que se posicione em relação às cidades do mesmo porte”, explica o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, Marcel Virmond.

Imagem: Prefeitura de Joiveille / divulgação

Informações/redação: O Município – Joinville

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]