
Após retirada de pauta por quatro vezes, dada a ausência de quórum, muitas vezes esvaziado, novamente nesta quinta (12), na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a votação o projeto que garante mais transparência ao funcionamento do Legislativo estadual do Rio de Janeiro foi adiada.
Conforme prevê o texto do Projeto de Resolução (PL 812/2018) de Eliomar Coelho (PSOL), deverá ser instaurado no site da Alerj uma lista, de todas as sessões, com a lista de presença dos parlamentares o que, consequentemente, expõe os faltosos.
No mesmo projeto, uma emenda do deputado Alexandre Freitas (NOVO RJ) propõe a divulgação, também no portal institucional, da listagem dos funcionários de todos os gabinetes parlamentares, além de seus salários – o que gerou controvérsia entre os parlamentares.
Com 31 deputados presentes, a votação do Projeto, ficou para outra oportunidade. Segundo o presidente da Assembleia, André Ceciliano (PT), a mesa diretora vai apresentar algumas emendas para adequar a proposta à capacidade da Casa: as faltas serão divulgadas quinzenalmente, e a Alerj terá 180 dias para dar transparência à lista de assessores de cada parlamentar.
O projeto com adição da emenda dá transparência ao parlamento. Quem se beneficia é o cidadão fluminense, que poderá fiscalizar seus representantes. Transparência e gestão são valores fundamentais para a boa administração pública.
Um NOVO Brasil já começou.