Aliança da Memória do Holocausto: NOVO Cobra Saída do Brasil da Organização por Ação do Governo Lula

O Partido NOVO repudia a saída do Brasil da Aliança da Memória do Holocausto por parte do governo Lula. Da esquerda para a direita: os deputados Ricardo Salles, Adriana Ventura, Marcel van Hattem, Gilson Marques, Luiz Lima e o senador Eduardo Girão (NOVO-CE) (créditos: reprodução).
O Partido NOVO repudia a saída do Brasil da Aliança da Memória do Holocausto por parte do governo Lula. Da esquerda para a direita: os deputados Ricardo Salles, Adriana Ventura, Marcel van Hattem, Gilson Marques, Luiz Lima e o senador Eduardo Girão (NOVO-CE) (créditos: reprodução).
31 de julho de 2025

A saída do Brasil da Aliança Internacional de Memória do Holocausto (IHRA) é uma vergonha, que demostra como Lula submete nossa diplomacia a delírios da esquerda radical: o NOVO exige explicações sobre isso e defende o retorno imediato do país para a organização.

A bancada do NOVO na Câmara enviou nesta segunda-feira (28) um requerimento de informações e uma moção de repúdio sobre a atitude do governo petista.

Assinam os documentos os deputados Marcel van Hattem (NOVO-RS), líder da sigla na Casa, Adriana Ventura (NOVO-SP) e Gilson Marques (NOVO-SC) e Luiz Lima (NOVO-RJ).

Além de questionar a saída da Aliança, os parlamentares cobram esclarecimentos sobre o apoio do Brasil à ação que denuncia o suposto genocídio cometido por Israel em Gaza. 

Esta denúncia é de autoria da África do Sul e tramita na Corte Internacional de Justiça (CIJ), como destaca Marcel.

“A bancada do NOVO já solicitou informações ao Itamaraty sobre essa decisão equivocada, que inclui ainda o apoio do governo brasileiro à ação movida contra Israel por genocídio na Corte Internacional de Justiça”, afirmou o deputado gaúcho nas redes sociais.

“Também apresentamos moção de repúdio na Comissão de Relações Exteriores, que deve ir pra votação já na volta do recesso, além de exigir que o governo reveja imediatamente essa decisão. Lula deve explicações à população e à comunidade judaica por mais essa agressão, que compromete a credibilidade do Brasil no cenário internacional”, concluiu.

Clique aqui e confira: “Manifestação 3 de Agosto “Fora Lula e Moraes”: Locais e Horários”!

As ações do NOVO contra a saída do Brasil da Aliança da Memória do Holocausto

O requerimento ao Itamaraty possui 11 perguntas. Entre elas:

– Se houve consulta à comunidade judaica antes dessas decisões do governo;

– Quais fundamentos técnicos embasaram as decisões;

– Por que não há iniciativas similares para condenar internacionalmente nações que cometem reiteradas violações de direitos humanos, como Cuba, Irã, Nicarágua, Rússia e Venezuela.

Os congressistas do NOVO ressaltam que a retirada do Brasil da Aliança não teve qualquer fundamento técnico e compromete gerações de esforços diplomáticos.

“Essa reorientação da política externa compromete a credibilidade internacional do Brasil e ameaça interesses comerciais, tecnológicos e estratégicos consolidados ao longo de décadas”, reforçam no texto.

Os parlamentares também criticaram a forma covarde e sorrateira como o governo Lula agiu. Afinal, a saída da IHRA foi comunicada apenas por nota de Israel e pela repercussão da mídia.

A Aliança é formada por 35 países e tem como missão preservar a memória do Holocausto, evitando que ele aconteça novamente e buscando combater o antissemitismo.

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO