
O abaixo-assinado lançado pelo vereador Bruno Win (NOVO) contra o aumento de 15,72% na tarifa de esgotamento sanitário de Blumenau-SC ultrapassou a marca de 3.800 assinaturas.
O documento será oficialmente entregue na próxima reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Esgoto de Blumenau, que está marcada para esta sexta-feira (12), às 14h, no plenário da Câmara.
Segundo o parlamentar, que subscreveu o pedido de criação da CPI, o movimento demonstra a insatisfação da população com o reajuste e fortalece a atuação da comissão no processo de apuração dos fatos.
O abaixo-assinado continua disponível no site: www.brunowin.com.br, mesmo após a revogação do 5º aditivo do contrato.
“O grande número de adesões comprova que Blumenau não aceita esse aumento. Vamos levar a voz da comunidade para dentro da CPI e reforçar a necessidade de respostas e soluções em torno deste contrato, que desde 2010 apresenta desequilíbrios. Não podemos permitir que o blumenauense pague essa conta”, destacou Bruno Win.
Na mesma reunião, os vereadores ouvirão o ex-prefeito João Paulo Kleinübing, que prestará esclarecimentos na condição de testemunha.
À época da assinatura do contrato de concessão do esgotamento sanitário, Kleinübing era prefeito de Blumenau e também atuou como primeiro presidente da Agência Intermunicipal de Regulação (AGIR).
Durante a oitiva, os membros da CPI devem buscar esclarecimentos sobre as condições em que o contrato foi firmado, as informações disponíveis sobre a cobertura da rede no município naquele período e as medidas adotadas pela agência reguladora para adequar o acordo à realidade local.
A CPI do Esgoto é presidida pelo vereador Diego Nasato (NOVO), tem como vice-presidente o vereador Flávio José Linhares (PL), como relator o vereador Egídio da Rosa Beckhauser (Republicanos) e conta ainda com a participação dos vereadores Marcelo Lanzarin (PP) e Bruno Cunha (Cidadania).
Instalada em 3 de julho, a CPI tem prazo regimental de 120 dias para conclusão dos trabalhos, podendo ser prorrogada por mais 60 dias. As reuniões são transmitidas ao vivo pela TV Legislativa, no canal aberto digital 4.2, no canal 14 da NET e também pelo YouTube da Câmara de Blumenau.