Minas Gerais reduz em quase 20% número de mortes violentas

28 de julho de 2023

De acordo com os dados mais recentes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (20/07), Minas Gerais reduziu em 19,5% o número de mortes violentas desde 2019, primeiro ano da gestão do governador Romeu Zema. O levantamento também apontou que nenhuma cidade mineira está entre as mais violentas do país.

Enquanto a média nacional de mortes violentas continua alta, com uma taxa de 23,4 a cada 100 mil habitantes em 2022, Minas Gerais registrou quase a metade, com 12,6 a cada 100 mil habitantes, sendo classificada como o terceiro estado menos violento do país.

Os bons resultados do estado podem ser explicados pela política ostensiva de combate à criminalidade e à violência por parte do Governo de Minas. Nos últimos anos, a gestão de Romeu Zema vem investindo no desenvolvimento das forças de segurança e em ações de combate ao crime. Entre os anos de 2021 e 2022, houve um aumento de quase 90% no investimento em inteligência e troca de informações na Segurança Pública do estado.

O aperfeiçoamento dos sistemas de inteligência das forças de segurança tem sido fundamental para a diminuição da criminalidade, melhorando o policiamento de proximidade, as investigações e os equipamentos de apoio às operações policiais. “A digitalização da rede de rádio, por exemplo, é capaz de proteger nossas comunicações dando, inclusive, maior proteção aos militares nas operações de combate à criminalidade, além de permitir o policiamento de proximidade e o comprometimento da nossa tropa, que é o bem mais valioso que dispomos”, ressaltou o chefe do Centro de Jornalismo Policial da PM, tenente-coronel Flávio Santiago, em entrevista à Agência Minas.

O Governo de Minas tem como uma das suas prioridades a Segurança Pública, realizando os investimentos necessários para combater a criminalidade com rigor, valorizar as forças de segurança e recuperar a sensação de segurança dos mineiros.

Receba nossas

novidades por

email!