Mateus Simões quer levar a desregulamentação dos táxis para a pauta da Câmara de BH

23 de julho de 2019

Em Belo Horizonte é proibida a circulação de táxis com motor 1.0. Também não podem circular como táxis carros com porta-malas de capacidade inferior a 400 litros. Em 2017, os taxistas tiveram de iniciar a substituição de seus taxímetros por modelos biométricos.

 

Essas duas regras para táxis, em específico, foram muito discutidas neste mês na Câmara Municipal de Belo Horizonte, pois vereadores pretendiam impor as mesmas restrições aos carros que circulam com os aplicativos de transporte privado de passageiros, como Uber, Cabify e 99. Na votação final, essas restrições inconstitucionais para os aplicativos, felizmente  foram derrubadas.

 

Provocado por essa discussão, o vereador do NOVO em Belo Horizonte Mateus Simões, estuda agora como desregulamentar, ainda que parcialmente, a atividade dos taxistas de BH. Essa iniciativa já conta com a adesão de seus antigos críticos à essa defesa que sempre fez: a forma de garantir a concorrência de táxis e aplicativos não é a burocratização dos aplicativos, mas a desregulamentação, ao menos parcial, da atividade de táxi.

 

A própria prefeitura, depois de ser vencida na sua cruzada por tentar inviabilizar completamente os aplicativos na cidade, aderiu a essa conclusão: é preciso repensar a regulação dos táxis, para que o serviço seja mais barato e mais competitivo.

 

Para Mateus Simões, “a verdade sobre a falta de resultados positivos da regulação econômica pelo governo está exposta em todos os serviços públicos que concorrem com versões privadas desregulamentadas: quanto menos interferência estatal, maior a qualidade, a competitividade e eficiência do serviço. Com os taxistas não seria diferente, está passando da hora de começar a se repensar o peso da regulação sobre eles”.

 

Um NOVO Brasil já começou.

 

Informações: Hoje em Dia
 

Foto: Ramon Bitencourt

 

Receba nossas

novidades por

email!