Marcel van Hattem propõe derrubar decreto de Lula que exige visto para turistas

6 de maio de 2023

O deputado federal do NOVO, Marcel van Hattem, protocolou hoje um Projeto de Decreto Legislativo para suspender a decisão de Lula que volta a exigir vistos de turistas da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos e do Japão.

Atualmente, além do Brasil, somente Cuba, Bolívia e Venezuela seguem o princípio de exigir reciprocidade de regras de entrada no país, o que afeta significativamente o turismo e a economia local.

O NOVO defende que o setor de turismo, assim como muitos outros setores no Brasil, precisa de facilidade, e não de mais empecilhos. No caso da exigência de vistos para turistas, o resultado é o aumento da burocracia, taxas, e o principal: a diminuição do número de estrangeiros interessados em visitar o Brasil.

Em 2019, ano em que o Brasil dispensou a exigência de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália, a entrada de cidadãos destes países no Brasil aumentou 11% em relação a 2018, enquanto a entrada de turistas dos demais países caiu 5%.

O Brasil tem um potencial turístico gigantesco, mas pouquíssimo aproveitado. Para se ter uma ideia, recebemos por ano menos turistas estrangeiros que a Romênia ou a Bulgária. Em 2022, mais turistas visitaram a Torre Eiffel do que todo o nosso país.

E o que o governo Lula faz diante dessa situação? Torna ainda mais difícil a entrada de turistas.

O NOVO é contra mais esse retrocesso. Por isso, entramos com ação para suspender essa medida e vamos seguir lutando contra tudo o que atrasa e prejudica os brasileiros.

Receba nossas

novidades por

email!