Lucas Gonzalez promove o primeiro Simpósio Nacional de Combate ao Suicídio e Automutilação na Câmara dos Deputados

11 de setembro de 2019

Dia 10 de setembro é o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Esse dia surgiu nos Estados Unidos quando um adolescente chamado Mike Emme enfrentava sérios problemas, mas aqueles que estavam próximos não perceberam. Mike tinha um mustang amarelo de “estimação”, razão pela qual ganhou o apelido Mustang Mike. No seu enterro, seus amigos levaram fitas amarelas que significavam: “se precisar, peça ajuda”. Assim, desde 2015, setembro passou a ser amarelo, como mês simbólico de Valorização da Vida.

 

Na última terça-feira (10), em referência à data, foi realizado o primeiro Simpósio Nacional de Combate ao Suicídio Câmara dos Deputados tendo à frente o deputado federal Lucas Gonzalez (NOVO MG), que preside a Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e automutilação no Brasil. O evento também contou com a presença de ministros, deputados, do embaixador do NOVO Bernardinho e de toda Bancada do NOVO.

 

“O suicídio tem se tornado uma pandemia em nossa geração, só no Brasil temos registrado uma tentativa a cada 4 minutos segundo dados do Min Saúde de 2017. As causas são várias, saúde mental, educação, falta de perspectiva profissional, questões relacionadas à família, espiritualidade, etc. Lamentavelmente tem crescido mais rápido que imaginamos, mais próximo que pensamos e na maioria das vezes de forma silenciosa”, alerta Lucas Gonzalez.

 

Segundo Lucas, “A intenção do evento foi juntar a sociedade civil com o executivo e legislativo para convergir a uma agenda pública de saúde mental”.

 

Ajuda
O Centro de Valorização da Vida (CVV) se coloca à disposição para ouvir pessoas que se sentem sozinhas e querem compartilhar seus sentimentos com alguém, por meio do número de telefone 188 ou pelo chat online: www.cvv.org.br. Ajuda profissional pode ainda ser buscada nos CAPS.

 
 

Fotos: Talles kunzler/Partido Novo

 

Receba nossas

novidades por

email!