Lei de Endowments com coautoria de Chicão Bulhões é sancionada no Rio de Janeiro

31 de janeiro de 2020

A partir deste ano o governo do Rio de Janeiro poderá firmar parcerias com gestoras de fundo privados patrimoniais (Endowments) para sustentabilidade financeira de diferentes instituições públicas como museus, hospitais e universidades. É o que estabelece a lei sancionada pelo governador Wilson Witzel nº 8.718/20, projeto que foi apresentado pelo deputado do NOVO Chicão Bulhões (RJ), em coautoria com os deputados Carlo Caiado (DEM) e Renan Ferreirinha (PSB).

 

A Lei de Endowments possibilita uma fonte importante de receitas para as instituições, ajudando a torná-las menos dependente financeiramente do Estado. No ensino a prática já é muito comum nos Estados Unidos e representa uma parcela importante de investimentos nas principais universidades norte-americanas, como Harvard, Yale, entre outros. O sistema facilita, por exemplo a doação de ex-alunos.

 

A lei estadual sancionada aplica as disposições da Lei Federal nº 13.800/2019 que já regulamentam os “endowments” no Brasil.

 

Um NOVO Brasil já começou.

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO

NOVO entra com representação no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado Lindbergh Farias por quebra de decoro parlamentar

O partido NOVO protocolou, nesta quinta-feira, uma representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). A ação foi motivada pela conduta do parlamentar ao apresentar notícia-crime à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra deputados de oposição que exerceram, de forma legítima e pacífica, o direito de obstrução parlamentar. Criminalização […]