Joinville ultrapassa a marca de 200 mil primeiras doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas

5 de julho de 2021

Diariamente, cerca de 500 servidores da Secretaria da Saúde de Joinville estão diretamente envolvidos na vacinação contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (5), a cidade alcançou a importante marca de mais de 200 mil primeiras doses aplicadas. Se for considerada a dose dois ou única, esse número ultrapassa os 265 mil.

Para os servidores, cada vacina aplicada é uma dose de esperança por dias melhores. Jair José Benedette, de 50 anos, foi uma das pessoas que recebeu o imunizante pelas mãos do técnico em enfermagem, Gustavo Henrique Quintino.

“Eu estou feliz! Já que precisa tomar a vacina para se prevenir, o melhor é enfrentar o medo que tenho da agulha. Fico muito agradecido”, afirma Benedette após receber a primeira dose.

Entre as histórias emocionantes que Gustavo sente orgulho em contar, um exemplo que veio da própria família. A avó do técnico em enfermagem tem 80 anos, trata um problema cardíaco e toma remédio anticoagulante. Foi graças à insistência do neto que ela aceitou receber o imunizante que protege contra o coronavírus.

“Eu falei com ela e expliquei direitinho. Para mim, foi muito gratificante, porque no ano passado eu perdi uma tia para a Covid-19. Ela tinha Síndrome de Down e era o xodó da família”, completa.

Desde fevereiro, quando começou a trabalhar na Central de Imunização, Gustavo já aplicou a vacina em milhares de pessoas que ele não conhece, mas também foi o responsável por imunizar a própria mãe, além de amigos da época da escola.

O secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva relembra que no início do ano, a vacina era vista como uma luz no fim do túnel.

“Hoje, através dos números que a gente analisa em relação à internação e óbitos, realmente ela tem se mostrado como o recomeço de um novo tempo. É um marco importante 200 mil primeiras doses aplicadas, mas é importante salientar que a gente só consegue ter a imunização após alguns dias da segunda dose. Para aqueles imunizantes indicados, a segunda aplicação é imprescindível” explica o secretário.

Com o aumento na oferta de doses, foi necessário iniciar a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e também ativar a Central de Vacinação Tupy, no bairro Boa Vista e a Sala de Imunização do Garten Shopping. O agendamento é realizado no site joinville.sc.gov.br para os grupos prioritários, assim que o município recebe a vacina enviada pelo Governo do Estado.

A coordenadora de imunização da Secretaria da Saúde, Nicole dos Anjos faz um pedido. “Nossos servidores estão lutando diariamente para por fim à pandemia. É recomendável se vacinar, independentemente do fabricante. Nós já percebemos um aumento na quantidade de pessoas que recusam a vacina por causa da marca. Quando age desta forma, a pessoa está tirando a vaga de quem realmente quer vacinar”, enfatiza.

Informações e imagem: Prefeitura de Joiville

Receba nossas

novidades por

email!