
Joinville, sob a gestão Adriano Silva (NOVO), atingiu a melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre as cidades com mais de 500 mil habitantes.
Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, a Rede Municipal de Joinville elevou sua média no IDEB de 6,8 para 7,0, consolidando-se como a melhor entre municípios de médio e grande porte do país.
Já nos anos finais, a cidade avançou de 5,9 para 6,0, assumindo a primeira posição entre as 40 cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes.
“Joinville é a melhor educação do Brasil. Saímos de 9º e 15º lugar nas séries iniciais e finais para 1º lugar no IDEB. Isso é uma conquista de toda a cidade”, afirma Adriano Silva.
A gestão municipal priorizou mudanças na legislação e nos processos pedagógicos, colocando o aluno como prioridade.
Clique aqui e acompanhe Adriano Silva nas redes sociais!
“Hoje nós sabemos, fazendo uma prova a cada três meses, como cada aluno está desempenhando. Nós chamamos isso de Índice Municipal de Desenvolvimento. E passamos a realizar a valorização dos profissionais da educação de acordo com resultados, ganhando bônus quando alcançam melhores resultados para aprendizagem dos alunos”, complementa.
Além de liderar o ranking nacional, Joinville registrou marcas históricas em taxas de aprovação:
Esses são os melhores índices desde 2005, quando o IDEB foi criado. Outro avanço significativo foi a participação dos alunos nas avaliações, que subiu de 90,78% para 96,21%.
“O ótimo desempenho de Joinville mostra o resultado positivo das ações que temos adotado em conjunto com todos os servidores da Rede Municipal de Ensino”, explica o secretário de Educação, Diego Calegari.
“Esse trabalho faz com que tenhamos uma educação transformadora, que busca garantir que todos os alunos aprendam na idade certa e que ninguém fique para trás”, conclui.
Entre as principais iniciativas estão:
Nos últimos quatro anos, foram aplicados R$ 287,4 milhões em investimentos, incluindo:
“Investimos mais de R$ 280 milhões em infraestrutura para novas salas de aula, escolas, tecnologias e formação de professores. É isso que nós, do Partido Novo, acreditamos: investir em uma educação de qualidade para transformar o nosso Brasil”, destaca o prefeito do NOVO.
– Anos Iniciais do Ensino Fundamental:
– Anos Finais do Ensino Fundamental: