Joinville está entre as 25 cidades brasileiras com maior PIB e com avanços em desenvolvimento

29 de dezembro de 2022

Com crescimento, cidade permanece como a terceira maior economia do sul do país

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou nesta sexta-feira, 16, dados sobre Produto Interno Bruto (PIB), de municípios catarinenses em 2020. A maior cidade do estado, Joinville que está sob a administração do prefeito Adriano Silva (NOVO), ficou na frente em Santa Catarina, e pela primeira vez na 25º posição no Brasil.

De acordo com o levantamento, o PIB de Joinville foi de R$ 36,4 bilhões, o que representa aumento de 5% em relação aos números de 2019.

Com o resultado, além de ser o único município catarinense no ranking dos 25 maiores PIBs nacionais, Joinville se mantém como a terceira maior economia do Sul do país, e ocupa a posição de liderança em Santa Catarina.

O secretário de Desenvolvimento e Inovação de Joinville, Fernando Bade, explica que o surgimento de novas empresas, motivado por demandas de outras já existentes, alimenta um ecossistema empresarial que impulsiona o desenvolvimento econômico da cidade. Além disso, essa engrenagem ajuda o processo de distribuição de renda que vem aumentando gradativamente e fomentando a produtividade.

“Estar entre os 25 maiores PIBs do Brasil é muito importante, haja vista a grande quantidade de municípios existentes no país, além do fato de Joinville não ser capital e concorrer com outras grandes cidades”, pontua Bade.

Conforme o IBGE, o PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. O PIB é um indicador de fluxo de novos bens e serviços finais produzidos durante um período. Se um país não produzir nada em um ano, o seu PIB será nulo.

Por isso, esse índice é um termômetro da economia como um todo. Isso significa que, quanto maior for o índice de um país, maior é a sua atividade econômica.

Incentivo à economia

Como um dos agentes responsáveis pelo crescimento do PIB de Joinville, o microempreendedor também tem espaço e apoio garantidos pelo município. No início deste mês, o Espaço do Empreendedor foi premiado com o troféu Selo de Referência em Atendimento Sebrae Nacional, na categoria Bronze, tendo atingido 85 de 100 pontos na avaliação do Sebrae.

De acordo com o secretário Fernando Bade, a logística, eixo que compõe o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM), é um dos serviços considerados exponenciais e que deve contribuir para o crescimento contínuo do PIB de Joinville.

“Estamos acirrando a concorrência já que Joinville tem mais áreas que poderão manter o nosso crescimento orgânico nos próximos anos”, prevê Bade.

Informações: joinville.sc.gov.br/noticias e folhametropolitana.com/joinville

Foto: Acij 

Receba nossas

novidades por

email!