Governo Zema fecha parceria com gigante de tecnologia para desenvolver sistema de prevenção a desastres naturais

18 de fevereiro de 2023

Nesta quarta-feira (15/2), o Governo de Minas anunciou a parceria com a gigante de tecnologia Amazon para o desenvolvimento de um sistema para mapeamento e gestão de riscos de desastres naturais, como as fortes chuvas e secas que afetam o estado.

O acordo permitirá a execução de um projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), envolvendo a Defesa Civil de Minas Gerais, para garantir que o Poder Público esteja estruturado para prevenir e dar respostas rápidas a esses eventos.

Por cerca de três meses, uma equipe de servidores estaduais participará de workshops e encontros com representantes da Amazon com o objetivo de criar uma solução tecnológica para mapear as áreas de risco e também comunidades vulneráveis às ameaças de desastres por toda Minas Gerais. A partir de dados e informações precisos, órgãos públicos poderão atuar com mais assertividade e construir políticas efetivas para proteger a população e o meio ambiente, reduzindo o número de vítimas em decorrência de desastres e qualificando ações de prevenção e resposta de apoio do Estado e dos municípios.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, agradeceu o apoio da multinacional e reforçou que o trabalho será fundamental para que o Governo de Minas consiga atuar de maneira preventiva e compreender onde estão as principais áreas de risco no estado. “Infelizmente, nós lidamos com chuvas severas todos os anos, e o desenvolvimento de uma solução irá facilitar nossa atuação nessas situações de forma mais assertiva. Atuamos com planejamento orçamentário, destinando recursos mais robustos para a Defesa Civil, para a melhoria de estradas e para a questão habitacional, e também estabelecemos essa parceria com a Amazon, que vai nos ajudar a trabalhar de maneira preventiva”, destacou Luísa Barreto.

Tecnologia aprimora prevenção e resposta a desastres

A tecnologia é uma aliada fundamental para evitar que eventos sazonais, como as fortes chuvas ou períodos de seca, continuem causando tantos estragos. Por isso, o Governo de Minas tem investido cada vez mais em novas soluções de prevenção e que permitam respostas ágeis aos problemas da população.

O potencial de coleta de dados e análise possibilitado por uma gigante de tecnologia como a Amazon terá um enorme impacto no desenvolvimento de políticas públicas e tomadas de decisão. A partir dos estudos, será possível mapear detalhadamente os problemas e entregar serviços melhores e mais segurança para a população, além de entender padrões associados a esses eventos e fenômenos.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, destacou os benefícios da parceria firmada com a Amazon. “Minas Gerais trabalha com muitos desastres, não posso deixar de lembrar de Brumadinho. A expertise de trabalhar intersetorialmente na área de desastre nós já temos, mas esta ferramenta vai trazer uma questão muito mais importante. Vamos saber onde estão as pessoas em área de risco e onde pode acontecer algo, e com isto vamos poder planejar melhor as questões socioassistenciais. Não vamos trabalhar apenas na prevenção de desastres, mas até na política habitacional, porque se eu sei onde estão estas pessoas em áreas de risco, posso priorizá-las”, afirmou.

O NOVO Governo de Minas, liderado por Romeu Zema, coloca o cidadão em primeiro lugar e trabalha para minimizar os problemas causados pelas fortes chuvas no estado.


Receba nossas

novidades por

email!