Governo de Minas Gerais integra consórcio para adquirir vacinas

5 de março de 2021

Com pouco mais de 1,5 milhão de doses de vacinas contra Covid-19 recebidas do Ministério da Saúde em quase dois meses de vacinação, o governador de Minas Gerais Romeu Zema (NOVO) não descarta a possibilidade de adquirir os imunizantes diretamente dos laboratórios para que a população seja vacinada o quanto antes.

Zema e outros líderes estaduais atuarão em sistema de consórcio para comprar doses da vacina russa contra Covid-19 Sputnik V.

Segundo o governador, o governo federal está assumindo o compromisso de adquirir todas as vacinas que forem disponibilizadas. Mas ponderou que caso ele (o governo) não tenha interesse, os estados irão adquiri-las.

Cumprindo agenda em Brasília na última quarta-feira, acompanhado do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, Zema visitou a empresa farmacêutica União Química que está iniciando a produção da vacina Sputnik no Brasil. “A partir de abril, teremos milhões de vacinas para atender o povo mineiro e o brasileiro”, comentou.

A Sputnik V, desenvolvida pelo estatal Instituto Gamaleya, de Moscou, ainda não tem registro nem autorização para uso emergencial no Brasil, mas já vem sendo aplicada na Rússia e em outros países, como a Argentina.

O governador ressalta a importância da vacinação: “somente a imunização em massa vai resolver a questão da pandemia definitivamente. Mas alertou que até que a vacina seja disponibilizada para todos, é preciso fazer o que está ao alcance de cada um”.


Foto: OLIVER BUNIC / AFP



Receba nossas

novidades por

email!