Governo de Minas abre mais 40 mil vagas para formação profissional gratuita de jovens

27 de janeiro de 2023

O NOVO Governo de Minas, liderado por Romeu Zema, lançou mais uma edição do Trilhas de Futuro. O programa abrirá novas 40 mil vagas para formação profissional gratuita de estudantes e egressos do ensino médio. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 02 de fevereiro pelo site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br.

O Trilhas de Futuro foi desenvolvido pela gestão de Romeu Zema e é o maior programa de formação profissional de jovens estudantes já desenvolvido em Minas Gerais. O programa oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas ou privadas em diversas regiões do estado, tendo como objetivo a capacitação de jovens para alcançarem melhores oportunidades no mercado de trabalho. O público alvo são alunos com origem no ensino médio da rede estadual de ensino, e as vagas residuais seguem para demais estudantes da rede municipal, privada e demais interessados. 

A primeira edição do Trilhas de Futuro, em 2021, ofereceu mais de 70 mil vagas em 110 municípios. O segundo edital ampliou para mais 40 mil novas vagas e houve, também, aumento no número de cursos disponibilizados. Ao todo, são 78 opções em 181 instituições credenciadas, em 123 municípios mineiros. Desde o lançamento do programa, a iniciativa já recebeu mais de R$ 1 bilhão em investimentos. 

As primeiras formaturas foram realizadas em novembro de 2022: 1.183 alunos de 54 turmas dos cursos técnicos nas áreas de marketing, finanças, designer de interiores, técnico em eventos e em produção de moda, entre outros, concluíram os estudos em 20 instituições. Para 2023, ainda é aguardada mais uma série de formaturas de alunos da primeira edição do Trilhas. Em abril, serão quase 33 mil alunos, de 853 turmas matriculadas, em cerca de 88 instituições de ensino, em todo estado, concluindo formações. 

Atualmente, estão matriculados mais de cem mil estudantes nos cursos do Trilhas de Futuro da 1ª e 2ª edições. 

Para o NOVO Governo de Minas, educação é uma prioridade. A gestão Zema segue trabalhando para gerar oportunidades para os mineiros e investir no que faz a diferença na vida do cidadão.

Receba nossas

novidades por

email!