Putin autorizou o confisco de dinheiro nos bancos russos: um novo Plano Collor?

11 de março de 2022

Entenda.

▶️ Situação russa

Diante das sanções implementadas pelo Ocidente, a economia russa ruma ao colapso. O país foi expulso do sistema internacional de pagamentos e mais da metade de suas reservas em moeda estrangeira estão bloqueadas. Enquanto isso, a invasão da Ucrânia segue em curso e drenando recursos. 

▶️ Intervenções de Putin

Para levantar fundos, impedir a saída de moeda estrangeira e evitar o colapso do sistema financeiro, o governo Putin implementou uma série de medidas não convencionais. O confisco de dinheiro considerado “ilegal” nos bancos oficiais do país foi autorizado, isto é, de todo dinheiro, títulos e outros ativos que excederem a receita declarada dos últimos três anos.

▶️ Outras intervenções

Além disso, foi proibido envio de dinheiro para o exterior que ultrapasse o limite de US$ 10 mil e os saques em moeda local nas agências bancárias foram limitados. Agora, Putin ameaça confiscar os ativos de todas as empresas que deixarem o país. Essas ações autoritárias lembram um velho conhecido do Brasil: o fracassado Plano Collor. Afinal, há semelhança?

▶️ Plano Collor: por que existiu?

O Plano Collor foi uma tentativa desesperada de combater a inflação, que ultrapassou 80% ao mês em março de 1990. Sua medida mais dramática foi um bloqueio ao acesso a cerca de 80% dos ativos financeiros do setor privado. Depósitos à vista e outros ativos financeiros foram convertidos em depósitos no Banco Central durante 18 meses.

▶️ Plano Collor: consequências

Na prática, o cidadão foi obrigado a financiar o governo a um juro definido pelo mesmo. O congelamento fez com que diversas empresas perdessem seu capital de giro e muitas famílias não conseguissem acessar a poupança de uma vida inteira. Estas medidas levaram a uma dramática explosão de suicídios.

▶️ Semelhanças entre os planos

Assim como o Plano Collor, as intervenções de Putin criam incerteza quanto à validade dos contratos em moeda local. A percepção de que as regras podem mudar a qualquer momento quando isso for conveniente ao governo mina a confiança no país, dificulta o combate à inflação e a atração de investimento estrangeiro.

▶️ Não há atalho

A Rússia sofre as consequências de ter iniciado uma invasão injustificável. Assim como o Plano Collor fracassou, buscando soluções criativas sem consertar os fundamentos, as intervenções financeiras do governo Putin também fracassarão no combate à inflação.

🔸 O NOVO condena a invasão do governo russo na Ucrânia, que leva terror e medo ao povo de uma democracia livre e independente. Para evitar os impactos das sanções, não há atalho: a Rússia precisa interromper imediatamente as agressões.

Receba nossas

novidades por

email!