Por que a Coreia do Sul se desenvolveu e a Coreia do Norte falhou?

28 de abril de 2020

A diferença econômica entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte pode ser vista até mesmo do espaço.

Como dois países com o mesmo povo, geografia e ponto de partida chegaram em resultados tão diferentes?
⠀⠀⠀⠀⠀
Após o fim da 2ª Guerra Mundial, a Coreia foi dividida em duas:

⠀⠀⠀
🇰🇷 A Coreia do Sul, sob influência americana, adotou instituições que favoreceram o surgimento de uma economia de mercado. Garantias de propriedade e contratos foram aprimoradas ao longo do tempo, permitindo que as empresas, concorrendo no mercado, fossem capazes de inovar e aumentar a sua eficiência.
⠀⠀
A possibilidade de empreender e trabalhar com liberdade, realizar trocas, a garantia da propriedade privada, o respeito aos contratos, um sistema jurídico imparcial que proporciona segurança jurídica, a possibilidade de tomar crédito, um Estado com poderes limitados proporcionou um ambiente propício para que seus cidadãos atingissem seu potencial e o país se desenvolvesse. Estes fatores, aliados à construção de uma boa educação básica e altos investimentos em pesquisa, fizeram com que a Coréia do Sul prosperasse.

🇰🇵 Já a Coreia do Norte, sob influência soviética, seguiu o caminho do planejamento econômico. A propriedade privada foi abolida e o estado passou a ser responsável por realizar todas as decisões econômicas, indo desde a escolha dos preços de cada produto até as escolhas logísticas e de investimento. Sem concorrência e estímulos à inovação, a economia norte-coreana foi incapaz de progredir.
⠀⠀
Sem empreendedores e com trabalhadores sem incentivos, a produtividade e a inovação estagnaram. Em um país onde, não importa o que se faça, nada elevará o seu padrão de vida, não há incentivo para fazer um bom trabalho e entregar resultado. O resultado é um país que figura entre as últimas posições em todos os rankings mundiais.


Enquanto jovens na Coreia do Sul planejam suas vidas porque sabem que é possível progredir na carreira e empreender, elevando o próprio padrão de vida, na Coreia do Norte os jovens não têm o que planejar pois sabem que jamais sairão daquela condição.

Não existe crescimento econômico sem liberdade econômica. Mais de meio século depois, fica claro qual modelo funciona.

É fundamental conhecer os exemplos que deram errado para que não deixemos estes erros se repetirem aqui. O NOVO se inspira nos países e modelos que deram certo, e nosso time trabalha duro para que o Brasil entre de vez no caminho da prosperidade e da excelência!

Receba nossas

novidades por

email!