fbpx

Por que a Coreia do Sul se desenvolveu e a Coreia do Norte falhou?

Com os rumores sobre a saúde do ditador da Coreia do Norte e uma possível transição no comando do governo, resolvemos lembrar as diferenças entre este país e a Coreia do Sul. Como dois países com o mesmo povo e geografia chegaram a resultados tão diferentes?
⠀⠀
A diferença econômica entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte pode ser vista até mesmo do espaço.
⠀⠀⠀⠀⠀
Após o fim da 2ª Guerra Mundial, a Coreia foi dividida em duas:
⠀⠀⠀
✅A Coreia do Sul adotou instituições que estimulavam a liberdade econômica, os investimentos e o comércio. Estas instituições permitiam aos cidadãos realizar suas próprias escolhas econômicas, possibilitando e estimulando a participação da população em atividades onde pudessem fazer uso de seus talentos e habilidades.
⠀⠀
A possibilidade de empreender e trabalhar com liberdade, realizar trocas, a garantia da propriedade privada, o respeito aos contratos, um sistema jurídico imparcial que proporciona segurança jurídica, a possibilidade de tomar crédito, um Estado com poderes limitados e muito mais criaram condições para que seus cidadãos atingissem seu potencial e o país se desenvolvesse. Estas condições, aliadas a uma excelente educação básica e altos investimentos em pesquisa, fizeram a Coreia do Sul prosperar.

❌Já na Coreia do Norte, o planejamento econômico seguiu o caminho oposto. Foi baseado na abolição da propriedade privada e do mercado, proibindo o empreendedorismo privado e concentrando toda a economia na mão do Estado. O regime repressivo opunha-se a toda e qualquer inovação e adoção de novas tecnologias por parte da população.
⠀⠀
Sem empreendedores e com trabalhadores sem incentivos, a produtividade e a inovação estagnaram. Em um país onde, não importa o que se faça, nada elevará o seu padrão de vida, não há incentivo para fazer um bom trabalho e entregar resultado. O resultado é um país que figura entre as últimas posições em todos os rankings mundiais.

Enquanto jovens na Coreia do Sul planejam suas vidas porque sabem que é possível progredir na carreira e empreender, elevando o próprio padrão de vida, na Coreia do Norte os jovens não têm o que planejar pois sabem que jamais sairão daquela condição.

Mais de meio século depois, fica claro o modelo que funcionou.

Por isso, o NOVO se inspira em países que deram certo.

Receba nossas

novidades por

email