23 de abril de 2023

No final do século XVIII, Tiradentes e outros inconfidentes conspiraram contra a coroa portuguesa. O motivo? Os colonos estavam cansados de pagar tantos impostos.

À época, com o chamado Quinto do Ouro, o governo colonial requisitava 20% de toda a produção de ouro no Brasil. Além disso, se a quantia de 1,5 toneladas de ouro não fosse atingida, os colonos teriam que completar o restante.

Quando a situação se tornou insustentável, o movimento foi desmantelado. Tiradentes foi executado e esquartejado, e sua cabeça exposta num poste em Vila Rica.

Mas e se, em vez de partir dessa para melhor, Tiradentes acordasse em 2023?

Com tristeza, o inconfidente descobriria que o Brasil hoje entrega um terço da sua renda em tributos – mais do que o quinto do período colonial. Ele também ficaria chocado com a complexidade da legislação tributária atual, que é um compilado de 41,2 mil páginas e pesa 7,5 toneladas. O Quinto do Ouro, pelo menos, era fácil de entender.

A gota final seria descobrir que, apesar de o Brasil ter a maior carga tributária entre os países em desenvolvimento, o plano do governo atual é aumentar ainda mais os impostos. Inconformado, o mineiro desejaria voltar ao passado.

O NOVO acredita num Estado enxuto, focado no essencial, que seja capaz de entregar melhores serviços públicos pesando menos no bolso do cidadão.

Há mais de 200 anos atrás, mineiros lutaram contra um quinto de impostos. Não podemos ficar parados pagando um terço com quase nenhum retorno.

Conte com o NOVO para mudar isso.

Receba nossas

novidades por

email!