Conheça a história da CEITEC, estatal que ninguém quis comprar e o TCU não deixa extinguir

4 de junho de 2022

A CEITEC é uma estatal brasileira fundada em 2008, no governo Lula, que tem como principal finalidade o desenvolvimento e fabricação de chips. A empresa é sediada em Porto Alegre, RS.

A CEITEC ganhou notoriedade apenas pela produção de um único produto: chips de monitoramento de gado, conhecido como “chips do boi”. Daí vem o apelido ‘Estatal do Boi’.

Desde sua fundação, a estatal permaneceu dependente de repasses do Tesouro para pagar 90% de suas despesas. Foram mais de R$ 900 milhões em repasses até agora, em uma empresa com apenas 184 funcionários.

Além de não cumprir as metas de faturamento estabelecidas em seu próprio plano de negócios, a CEITEC responde por apenas 2% das patentes brasileiras na área de semicondutores. Não faz sentido continuar pagando essa conta.


O Ministério da Economia tentou privatizar a CEITEC em 2019 e 2020, mas não encontrou compradores interessados. Com isso, o plano passou a ser extinguir a empresa.

Porém, o TCU suspendeu a liquidação em 2021, alegando que o setor “é estratégico” e que não havia sido demonstrado “interesse público” no processo. Será que o interesse público é sustentar uma estatal deficitária?

Em vez de fabricar chips, extrair petróleo ou entregar cartas, o Estado brasileiro deve focar em suas funções essenciais: saúde, educação e segurança.

🔸 O NOVO é favorável à privatização de TODAS as estatais.

Receba nossas

novidades por

email!