“A estratégia de desenvolvimento econômico certa para as cidades é atrair e treinar pessoas inteligentes, e depois sair do caminho delas” – Edward Glaeser

1 de outubro de 2020

Edward Glaeser é economista, professor de Harvard, especialista em economia urbana e escritor do best-seller “O Triunfo da Cidade”. Conheça 4 de suas lições básicas para a política pública das cidades.

▶️Empresas e empregos
A política pública deve facilitar a vida de quem quer empreender e trabalhar, apoiando que pequenos negócios migrem da informalidade para a formalidade, sem impor regulações que atrapalhem a geração de emprego e renda.
A cidade deve trabalhar para aprimorar o capital humano, e não tentar interferir nas decisões das empresas.
▶️Direitos sobre a terra
É necessário haver um sistema eficiente de registro de propriedade para dar ao cidadão a segurança de posse.
No Brasil, o Ministério do Desenvolvimento calcula que metade das residências, ou cerca de 90 milhões de domicílios, não têm escritura.
▶️Habitação
As regulações sobre o uso do solo devem ser flexíveis, para permitir a evolução da qualidade das habitações. Afinal, países emergentes como o Brasil ainda têm um longo caminho para se desenvolver e aprimorar a qualidade das moradias.
▶️Finanças da cidade
Cidades precisam prover serviços essenciais como segurança, educação e saúde. Para isso, os municípios devem ter capacidade financeira para sustentar esta prestação de serviços da forma mais autônoma possível.

Receba nossas

novidades por

email!