Esses cookies são imprescindíveis para a operação do nosso Site, para habilitar as principais funções do Site, garantir a segurança do Site e gerenciar a rede. Eles podem ser chamados de cookies \"estritamente necessários\" ou \"essenciais\". Sem esses cookies, o Site não irá funcionar corretamente. Eles incluem, por exemplo, cookies que permitem lembrar suas preferências de cookies e equilibrar a carga de rede, que você faça login em áreas seguras do nosso Site e acesse contas de usuário ou formulários on-line.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, você precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
50 anos do telefone celular: como o livre mercado permite que você tenha um no bolso
A primeira chamada com um telefone celular foi realizada em 03 de abril de 1973. Hoje, 50 anos depois, os celulares estão melhores, mais acessíveis e com um tamanho que cabe no seu bolso. Mas como isso aconteceu?
A popularização dos telefones celulares é mais um exemplo de como a inovação tecnológica e o livre mercado permitem com que as pessoas tenham acesso a bens e serviços cada vez melhores.
Martin Cooper, ex-engenheiro da Motorola, foi quem discou a primeira ligação de um telefone celular, de uma calçada em Manhattan, em 1973. Do outro lado da linha: Joel Engel, seu concorrente da AT&T, que também desenvolvia celulares.
O aparelho era um DynaTAC 8000x, com 33 cm de altura e pesando 1,1 kg! Além disso, a bateria durava somente 25 minutos e o preço equivalia a 12 mil dólares atuais.
Até o final dos anos 1990, telefones celulares eram tão caros que apenas 2% dos americanos possuíam um aparelho. Hoje, 97% dos americanos possuem celulares muito superiores ao DynaTAC usado por Martin Cooper.
Isso só foi possível graças ao livre mercado, que permitiu a competição entre empresas e incentivou a busca constante por inovação. Muitas empresas passaram a desenvolver seus aparelhos para competir com a Motorola, principalmente a partir dos anos 90: Nokia, Apple, Blackberry, Sony, Samsung etc.
Entre a primeira ligação do DynaTAC, em 1973, e seu lançamento comercial em 1983, a Motorola investiu mais de 100 milhões de dólares em desenvolvimento. O motivo? A expectativa de lucro! O mesmo lucro que incentivou as concorrentes a investir e desenvolver alternativas.
O que vemos hoje, com toda a inovação tecnológica e a facilidade de acesso aos celulares, é o resultado de 50 anos de competição entre empresas no mercado, permitindo que o celular acumulasse melhorias e se tornasse cada vez mais barato. É assim que o DynaTAC resultou no iPhone atual.
“A inovação acontece quando as pessoas são livres para pensar, experimentar e especular” – Matt Ridley