Ensino Médio em tempo integral aumentou 660% no governo Romeu Zema

8 de setembro de 2022

Minas Gerais chegou à marca de 591 escolas de EMTI e 91 mil matrículas

A educação em Minas Gerais deu um importante passo no desenvolvimento do futuro dos jovens com o aumento da oferta do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). O estado deu o maior salto da sua história no número de unidades de ensino da rede estadual que contam com a iniciativa e no número de vagas.

Esse ano de 2022 Minas Gerais chegou à marca de 591 escolas de EMTI e 91 mil matrículas.

Programa

O programa tem o compromisso de promover a formação integral e inclusão social dos adolescentes e jovens. A ampliação da jornada escolar auxilia na solidificação dos conteúdos e proporciona o desenvolvimento de habilidades em diferentes práticas educativas. A política da Educação Integral em Minas Gerais foi elaborada de forma sistêmica, articulando os conteúdos acadêmicos aos conteúdos técnicos e do mundo do trabalho, dando ao estudante um leque de opções após o encerramento do seu percurso.

Desde o início desta gestão, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) sob sob o comando de Julia Sant’Anna, vem investindo na ampliação da Educação Integral no Ensino Médio. De 77 unidades em 2019, saltou para 391 em 2021, chegando ao total de 591 escolas de EMTI esse ano, das quais 149 oferecem a modalidade Profissional.

Expansão

Segundo afirma a secretária de Educação, “toda a criação de cada curso depende muito de como é o setor produtivo local de cada região do nosso estado, o que vai nos dar bem mais segurança para o processo de empregabilidade ao fim do ensino médio”.

No Ensino Médio em Tempo Integral, o protagonismo juvenil e a elaboração do projeto de vida norteiam as ações. Além de proporcionar conhecimento acadêmico, com orientações de estudos, tutoria e aprendizado na prática, o principal objetivo destas instituições é estimular cada aluno a encontrar sua vocação e alcançar o que quer para o seu futuro. Os estudantes também são incentivados a participar de organizações como clubes de protagonismo, conselho de líderes, grêmio estudantil ou, ainda, auxiliar na solução de demandas do dia a dia da escola.

Na modalidade EMTI Profissional, os estudantes ainda têm a oportunidade de participar de cursos técnicos, como: Açúcar e Álcool, Agroecologia, Agronegócio, Agropecuária, Celulose e Papel, Desenvolvimento Cultural, Desenvolvimento de Sistemas, Eletroeletrônica, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Logística, Marketing, Mecânica, Química, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho e Transações Imobiliárias.

Imagem: Gil Leonardi / Imprensa MG

Receba nossas

novidades por

email!