Em entrevista para a Folha, Daniel José posiciona o aluno no centro do debate sobre educação

16 de maio de 2019

Daniel José, deputado estadual do NOVO – SP, em entrevista para a Folha de São Paulo, fala da importância fundamental do professor, mas faz um alerta sobre aquele que demanda a educação e pouco tem sido o centro da discussão: o aluno.

 

“Escolhemos beneficiar 1,2 milhão de alunos do ensino superior em detrimento de 48 milhões de crianças do ensino básico e fundamental. As consequências são desastrosas. Apenas 17% dos jovens conseguem chegar ao ensino superior (majoritariamente privado) e os poucos que chegam carregam consigo uma base muito frágil”, declara Daniel.

 

O deputado mostra os números no Brasil: dos alunos de 14 anos, 47% não sabem ler e escrever e 70% dos alunos do ensino médio apresentam conhecimento insuficiente em matemática.

 

Daniel se embasa em dados técnicos e menciona o vencedor do Prêmio Nobel de economia de 2000, James Heckman, que afirma: cada real gasto com uma criança pequena traz retornos muito superiores para a sociedade que se estendem durante toda a sua vida e quanto mais cedo investirmos nas crianças pobres, maior esse retorno.

 

Devemos migrar cada vez mais para um sistema que prioriza o ensino básico, se quisermos um Brasil desenvolvido e próspero.

 

Acesse a entrevista completa.

 

Foto: DCI/Câmara

 

Receba nossas

novidades por

email!