Lula Precisa de Alguém para Culpar

20 de junho de 2024

O ex-ministro Roberto Campos dizia que “O doce exercício de xingar os americanos em nome do nacionalismo nos exime de pesquisar as causas do subdesenvolvimento e permite a qualquer imbecil arrancar aplausos em comícios”.

Lula e o PT exercem diariamente o doce exercício de xingar as direitas, o congresso, os empresários, os jornais e toda a sorte de personagens, tudo para tentar disfarçar a evidente incompetência em administrar o país. Neste trágico ano e meio de Lula 3, alguém tem sido alvo preferencial dos impropérios governistas: o presidente do Banco Central Roberto Campos Neto.

Sabemos que as administrações petistas nunca deram muito valor ao equilíbrio monetário e fiscal. O PT votou contra o Plano Real, classificado por Lula como “estelionato eleitoral” à época de sua implementação, e contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, chamada de “camisa de força” por Aloízio Mercadante, atual presidente do BNDES.

Os consórcios Lula-Dilma e Mantega-Tombini colocaram o país na maior recessão econômica da história, com o retorno de taxas de inflação a dois dígitos. No período, a pressão governista para redução da SELIC minou a credibilidade do Banco Central, causou elevação de preços e diversos outros efeitos deletérios em nossa economia, como deterioração fiscal e queda nos investimentos. Os anos 2010 foram mais uma década perdida por conta da irresponsabilidade de seus governos.

Por sorte, o Congresso aprovou, em 2021, a Lei Complementar 179, que conferiu autonomia ao Banco Central ao criar mandatos ao presidente e aos diretores da instituição, impedindo, assim, pressões políticas durante suas atividades. O PT, por óbvio, não gostou nada disso.

Administrações populistas precisam que os bancos públicos sirvam ao seu projeto de poder e não aos interesses do país. Os reiterados ataques de Lula a Campos Neto e a pressão da esquerda pela redução “na marra” da taxa básica mostram o quão fundamental é o trabalho técnico da diretoria do BC.

O Comitê de Política Econômica vem reduzindo paulatinamente a SELIC, sempre ancorado em dados da economia e na perspectiva futura do mercado. Ao contrário do palco lulista, o BC não é lugar de proselitismo político. Lula tenta, como sempre faz, criar uma falsa narrativa, colocando Campos Neto como culpado pelos fracassos que o próprio governo produz. 

Nesta quarta-feira (19), de maneira unânime, vale dizer, incluídos os votos de diretores indicados pelo atual governo, o COPOM decidiu manter a SELIC em 10,5%: mais uma estrondosa derrota ao discurso lulista. Roberto Campos também dizia que “a primeira coisa a fazer no Brasil é abandonarmos a chupeta das utopias em favor da bigorna do realismo”.

A decisão de ontem no COPOM é mais uma amostra de que o BC precisa de autonomia para atuar com segurança na execução de uma política monetária voltada aos interesses do Brasil, jamais de um partido político.

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]