Com redução de crimes, Governo de Minas promove o Carnaval mais seguro do Brasil

27 de fevereiro de 2023

Minas Gerais recebeu mais de 11 milhões de foliões durante os quatro dias do Carnaval 2023. A folia terminou com saldo positivo na segurança pública, com forte redução no número de roubos, acidentes de trânsito e casos de violência.

“Tivemos reduções importantíssimas nos índices de criminalidade. Podemos assegurar, hoje, que Minas não só é o estado mais seguro da federação, mas também tem o Carnaval mais seguro do país. Isso graças à união e integração das secretarias e de todas as forças de segurança”, afirmou o secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco.

Os dados foram apresentados pelo Governo de Minas em entrevista coletiva nesta quinta-feira (23/2) para apresentar o balanço do Carnaval da Liberdade, promovido pelo Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e atuação das secretarias de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Estado de Saúde (SES-MG), Desenvolvimento Social (Sedese), além da Polícia Militar Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Ações preventivas

De acordo com o Diretor de Operações da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Flávio Godinho, entre as estratégias que garantiram ações bem-sucedidas no Carnaval deste ano em Minas esteve o fato de a corporação já preparar a tropa com treinamentos pontuais para eventos com multidões durante o período da covid-19, quando não houve programação da folia.


Além disso, as ações preventivas e os investimentos em segurança pública contribuíram para o resultado. A Polícia instalou 50 mil pontos de serviço em todo o estado, garantindo o policiamento tanto nas ruas, que receberam blocos e desfiles, quanto nos bairros e municípios onde não houve festa, e também nos balneários do estado.

O reforço na segurança das estradas também foi parte da estratégia de segurança adotada para o período do Carnaval 2023. “Tivemos uma apreensão no estado de 1,5 mil veículos por meio das nossas Polícias Rodoviárias Estadual, e 1,1 mil pessoas conduzidas por embriaguez ao volante. Isso trouxe para a gente uma redução de, aproximadamente, 47% de acidentes com vítimas fatais”, disse o coronel Flavio Godinho.

Minas é o estado mais seguro do Brasil


De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), após o início da gestão de Romeu Zema, Minas Gerais se tornou o estado mais seguro do Brasil.

O ranking liderado por Minas Gerais neste ano avalia as menores taxas de incidência criminal: ou seja, o somatório de ocorrências registradas, de forma proporcional à população estadual, conforme a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o período analisado, multiplicando o resultado por cem mil.

Este é o resultado de um governo que prioriza o que faz a diferença na vida do cidadão. O NOVO Governo de Minas segue trabalhando para intensificar ainda mais os avanços.



Receba nossas

novidades por

email!